Nutri, não consigo seguir a dieta!

Mais de uma vez ouvi esta frase. Quando comecei a atender eu pensava: “Nossa, minha dieta deve estar muito ruim ou muito difícil”. Sempre achava que a culpa era minha, as nutris que lerem este texto provavelmente vão se identificar com isto.

Uma vez uma paciente me escreveu textos enormes dizendo que a dieta era completamente inviável, na verdade ela chamou a dieta de “surreal”, mas aí quando fui revisar o plano alimentar vi que ali haviam diversas opções, que muitas coisas estavam de acordo com aquilo que ela já consumia, e lógico, novas alternativas de alimentos também, afinal este é o meu trabalho.

Sempre vejo o lado do meu cliente, porque será está tão difícil? E sempre, todas as vezes, o emocional está envolvido. O problema não são os novos alimentos, mas sim a mudança necessária para aderir aquele novo plano. Isso envolve um esforço sim, afinal se fosse para continuar tudo igual não precisaria de acompanhamento algum. Concorda?

Uma outra vez, uma paciente inconformada, não aceitava nenhuma de minhas sugestões, eu então perguntei. “Vamos lá, o que você quer comer então?” Ela me respondeu rindo, pois entendeu que o que ela queria comer não poderia fazer parte de uma rotina alimentar saudável, e sim de alguns momentos da vida dela. Ou seja, esta mudança exige um pouco de esforço, sem ao menos um pouco de mudança não há resultado.

Nao consigo seguir a dieta-4

Vejo o quanto as pessoas estão se alimentando mal, consumindo pouquíssimos vegetais, poucas frutas, inclusive tenho pacientes que dizem odiar frutas! Há poucas semanas atendi um paciente dizer que foi conhecer vegetais depois de adulto. Estas realidades acontecem sim, então não se sinta um “e.t” se você se identificar aqui. Eu penso: Como pode alguém odiar frutas e verduras sem nem tentar provar antes?

Acredito muito que tem a ver com hábitos antigos, com sabores que nunca foram estimulados antes, com excesso de industrializados que deixam o paladar tão confuso que a pessoa não consegue nem identificar aquilo como alimento, assim como o contrário também existe. Uma pessoa que se alimenta muito bem tem horror a alimentos industrializados, o paladar não aceita mais certos produtos.

É incrível quando esta mudança acontece, e acredite, isso realmente é possível! É sério! Então, a dica aqui é, prove, prove de novo, insista. Seu paladar tem a habilidade de se identificar com novos sabores e inclusive você pode começar a gostar deles. Não desista e cuide muito do seu emocional, comer é se relacionar com o outro e com nós mesmos. Afinal, como sempre digo, somos inteiros, com nosso corpo, mente e espírito. Não tem como separar uma coisa da outra, e é assim que a nutrição funcional atua, avaliando as pessoas por inteiro e não dividindo em compartimentos isolados.

Marcado com ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: