Você sabe o que é a dieta funcional para perder gordura abdominal?
A dieta funcional é baseada em uma alimentação mais nutritiva e natural, e não inclui – ou inclui o mínimo possível – os alimentos industrializados.
De maneira geral, a obesidade é um problema que aumenta o risco de diversas outras doenças. No entanto, a gordura localizada na região do abdômen é ainda mais perigosa.
Ela é um fator importante de riscos para:
- doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC;
- aumento dos níveis de triglicerídeos;
- baixos níveis de colesterol bom (HDL);
- resistência à ação da insulina, aumentando o risco de diabetes devido à elevação dos níveis do açúcar no sangue;
- aumento da pressão arterial;
- aumento da gordura no fígado.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a cintura não deve ultrapassar os 102 cm nos homens e os 88 cm nas mulheres.
Por isso, preparamos um conteúdo que explica mais sobre a dieta funcional para perder gordura abdominal e, além da dieta, quais outras atitudes tomar para reduzir a gordura do abdômen mais rapidamente.
Qual a importância de melhorar o estilo de vida?
Ser saudável é um dos aspectos mais importantes de uma vida feliz e gratificante.
Comer alimentos nutritivos, se exercitar regularmente, descansar o suficiente – tudo isso ajuda o nosso corpo a funcionar corretamente, mas também pode impulsionar o nosso humor e a nossa visão de vida.
Quando cuidamos bem de nós mesmos e investimos tempo em uma melhora no estilo de vida, nos sentimos energizados, produtivos e otimistas. Além disso, uma boa saúde reduz os fatores de risco para muitas doenças e aumenta nossa longevidade geral.
Investir em hábitos que geram benefícios físicos e psicológicos é um investimento que vale a pena fazer!
O que fazer para perder gordura abdominal rapidamente?
O ideal para perder gordura abdominal de forma rápida é inserir algumas mudanças no dia a dia.
O combo dieta ideal + exercícios físicos é a combinação que favorece a queima de gordura na região, eliminando também inchaços e gases que podem contribuir para aumentar as medidas.
O exercício físico aeróbico ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na queima de gordura, já os exercícios de força ajudam no ganho de massa muscular, que também é importante.
Na alimentação, é importante evitar os industrializados. Eles são os maiores inimigos de quem quer perder gordura abdominal.
Ao longo do texto, falaremos de forma mais completa sobre a alimentação e como a dieta funcional para perder gordura abdominal pode te ajudar!
Dieta funcional para perder gordura abdominal: alimentos fundamentais para o dia a dia!
Gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis são aquelas que apresentam benefícios à saúde e são opostas às gorduras saturadas.
Esse tipo de gordura pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim e no risco de doenças cardíacas. Elas também ajudam a reduzir a inflamação no organismo, melhorar o trânsito intestinal e oferecer mais saciedade.
Dentre as gorduras saudáveis, podemos citar várias sementes oleaginosas, azeite de oliva e óleo de linhaça. Sementes como as de abóbora, chia, linhaça e também as castanhas e amêndoas estão nessa categoria.
Mas fique atento às quantidades, apesar de serem gorduras boas, elas devem ser ingeridas com moderação.
Leia também: Alimentos inflamatórios: saiba quais são e como substituí-los!
Alimentos ricos em fibras
Os alimentos ricos em fibras também são indicados na dieta funcional para perder gordura abdominal, pois auxiliam na digestão e no bom funcionamento do organismo.
Eles melhoram o trânsito intestinal, ajudam a evitar a prisão de ventre e a eliminar gases e inchaços da barriga.
Os alimentos integrais, por exemplo, contém maior quantidade de fibras e tem como benefícios manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de evitar os picos de glicemia, ajudando no controle do açúcar no sangue.
As fibras estão presentes nas cascas de boa parte das frutas, nos grãos como lentilha e grão-de-bico, na aveia integral, abóbora, repolho, berinjela, dentre outros.
Probióticos
Existe uma série de estudos que mostram a relação entre os probióticos e a perda de gordura abdominal e, por isso, eles são ótimos para inserir na dieta funcional para perder gordura abdominal.
Um estudo realizado com lactobacillus fermentum ou lactobacillus amylovorus investigou que as pessoas que comiam iogurte ao longo de seis semanas com esse tipo de bactéria tinham tinham cerca de 3 a 4% de sua gordura corporal reduzida.
Outra pesquisa feita com 125 pessoas com excesso de peso investigou os efeitos dos suplementos de Lactobacillus rhamnosus na perda de peso.
No estudo, alguns indivíduos estavam fazendo dieta e foram orientados a tomar os probióticos e um grupo recebia apenas placebo.
As mulheres que tomaram os probióticos perderam 50% a mais de peso, em comparação com as que tomaram a pílula de placebo.
Os probióticos beneficiam o funcionamento do intestino, equilibram a flora intestinal e ajudam a eliminar gases e o estufamento.
Alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos tem como umas suas principais características o aceleramento do metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal.
Quando combinados com a dieta correta e com a prática de atividades físicas, eles contribuem para acelerar o processo de queima de gordura abdominal e contribuir para o emagrecimento.
Eles exigem mais energia do organismo para serem digeridos, prolongando a sensação de saciedade e estimulando o gasto energético.
Alimentos e bebidas que são ótimos alimentos termogênicos são: gengibre, canela, chá verde, pimenta, frutas vermelhas, amêndoas, linhaça, chia, dentre outros.
Proteínas
As proteínas contribuem na formação de diversos tecidos do corpo, inclusive do tecido muscular. Por isso, ela é tão indicada para pessoas que querem ganhar massa muscular.
Ela também aumenta o poder de saciedade do organismo e favorece o emagrecimento.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a ingestão de 0,8 g de proteína para cada quilo de peso corporal.
As proteínas devem fazer parte de uma dieta funcional para perder gordura abdominal e podem ser encontradas em alimentos como as carnes vermelhas, frango, ovos, peixes, leite derivados e kefir.
Quais alimentos e más práticas evitar na dieta funcional?
A primeira coisa a cortar da alimentação são os alimentos pobres em nutrientes. Quando falamos em dieta funcional, nos referimos a incluir alimentos que possuem funções extras no organismo e vão além de sua função nutricional básica.
Ou seja, eles devem oferecer benefícios à saúde, o que acontece principalmente com os alimentos funcionais e naturais, como vegetais, frutas, verduras, ovos e carnes.
Os alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas e excesso de açúcar, além do excesso de álcool, devem ser evitados.
Procure evitar refrigerantes, sucos industrializados, salgadinhos de pacote, frituras, molhos industrializados, condimentos, bolachas recheadas, alimentos refinados, como arroz branco pão branco e outros alimentos vindos da farinha de trigo branca.
Além da realização da dieta funcional para perder gordura abdominal, é importante evitar determinadas práticas como o sedentarismo, por exemplo.
Exemplo de cardápio na dieta para perder gordura abdominal
Fizemos um exemplo de cardápio com dieta funcional para perder gordura abdominal. Mas vale lembrar que é importante procurar um nutricionista para que o cardápio seja adaptado às necessidades de cada pessoa.
Confira!
Café da manhã
Opção 1
- 1 xícara de café sem açúcar
- 3 ovos cozidos
- 3 fatias de abacate
- 1 fatia de pão integral
- 1 laranja
Opção 2:
- 1 xícara de chá verde batido com 1 colher de linhaça
- 1 fatia de pão integral com geléia de frutas diet
Lanche da manhã
Opção 1:
- 1 pote de iogurte natural grego ou desnatado
- Opção 2:
1 banana picada com 1 colher de aveia em flocos
Almoço
Opção 1:
- Salada de folhas variadas à vontade. Ex: alface, agrião, rúcula, chicória, couve, escarola, entre outros.
- 1 concha de lentilha
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 berinjela refogada com quinua e cheiro-verde
Opção 2:
- salada de alface e rúcula com (sopa) azeite de oliva extravirgem
- 1 batata média assada com casca
- 1 filé de peixe assado ou grelhado
- 3 colheres de ervilhas refogadas
- 1 filé médio de pescada grelhada
- 1 colher (sopa) de couve refogada.
Lanche da tarde
Opção 1:
1 laranja com bagaço
Opção 2:
1 maçã picada com canela polvilhada
Jantar
Opção 1:
- 1 abobrinha recheada e assada com recheio de atum temperado
- 1/2 xícara de arroz integral
- 1 fatia de melão
Opção 2:
- 1 filé de peixe ou frango grelhado
- 1 colher de arroz ou abóbora cozida
- 1 porção de carne de panela (magra)
- 1 copo de suco natural de abacaxi sem açúcar com hortelã
Ceia
Opção 1:
- ½ mamão papaia
Opção 2:
- 1 xícara de chá de camomila ou erva-doce
Receitas funcionais para testar e incluir no seu dia a dia!
Separamos algumas receitas funcionais que podem funcionar muito bem no seu cardápio. Confira!
Cookies de Aveia
Essa receita leva diversos ingredientes que citamos anteriormente e que funcionam muito bem em uma dieta funcional para perder gordura abdominal.
Temos, por exemplo, a aveia, a canela, o gengibre, dentre outros ingredientes saudáveis.
https://youtube.com/watch?v=qx-9PEtkIpA
Lasanha de palmito
Nessa receita de lasanha, a massa é substituída por lâminas de palmito. Além de saudável, já imaginou a explosão de sabor que é essa lasanha?
Ela leva também molho pesto e tomate, que farão parte do recheio.
Dentre os ingredientes que citamos no texto, temos o azeite de oliva extra virgem e as castanhas, que são gorduras boas.
Além disso, ela também é vegetariana. Aproveite!
Papilote de Salmão com cama de vegetais
Aqui, o salmão é a estrela da vez. Além de ser uma proteína deliciosa, também faz bem à saúde.
E para complementar, a receita é enriquecida com diversos legumes. O mais legal é que você pode usar o que tiver na sua geladeira, fazendo assim um aproveitamento dos alimentos.
Como a Saudável Comigo pode te ajudar?
Se você ainda não conhece a Saudável Comigo, saiba que nós podemos te ajudar a levar uma vida mais saudável, principalmente no que diz respeito ao quesito alimentação.
No nosso canal do YouTube, nós focamos em receitas saudáveis e equilibradas que são ótimas alternativas para variar o cardápio por meio de uma alimentação rica em nutrientes.
Você também vai encontrar várias receitas no site da Saudável Comigo, além de várias dicas como essas no nosso blog.
Já na nossa página sobre os benefícios dos alimentos, você pode encontrar separadamente quais benefícios um alimento tem para a saúde e como ele influencia no bem-estar.
Ser saudável fica ainda mais fácil quando você pode contar com ideias novas e frescas, dicas em primeira mão e receitas deliciosas para fazer no dia a dia.
Conclusão
A dieta funcional para perder gordura abdominal pode influenciar de uma forma muito positiva o organismo.
Isso porque a gordura na região do abdômen é ainda mais prejudicial à saúde do que a gordura em outras regiões do corpo.
Dentre os seus malefícios, ela aumenta o risco de diabetes, pressão arterial, infarto, triglicerídeos, dentre vários outros.
Para perdê-la de forma mais rápida, é importante priorizar uma alimentação saudável e equilibrada, que não inclua gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados.
É recomendado investir em gorduras saudáveis, probióticos, proteínas, alimentos ricos em fibras, alimentos termogênicos, dentre outros que priorizem bem-estar corporal e mental.
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.