Ao buscar por um novo estilo de vida, é comum que as pessoas comecem a procurar formas de se alimentar melhor. E nessa busca descobrem diversos tipos de nutrição, como a funcional. Mas logo se questionam: o que é nutrição funcional?
A nutrição funcional se trata de uma abordagem que considera fatores genéticos, ambientais e bioquímicos de cada pessoa para indicar alimentos ou uma nova estratégia de alimentação ao paciente.
Isso significa que na prática a nutrição funcional olha para todos os fatores que envolvem o indivíduo para direcioná-lo para um padrão de vida personalizado e que foca em sua qualidade de vida e bem-estar físico e mental através de uma dieta.
E quando falamos sobre o que é nutrição funcional, é importante destacar que ela rastreia sintomas, características e sinais de cada paciente para entender qual a carência ou excesso de nutrientes que podem existir em seu organismo, para só então corrigir desequilíbrios nutricionais que sobrecarregam o sistema imunológico.
Isso porque é esse desequilíbrio nutricional que desencadeia processos alérgicos tardios que posteriormente provocam doenças crônicas como: depressão, diabetes, obesidade, reumatóide, síndrome do pânico, hiperatividade e afins.
Para esclarecer ainda mais o que é nutrição funcional e para que você confie nela, ressaltamos que no Brasil ela conta com respaldo científico do The Institute For Functional Medicine (IFM – EUA) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), fundado em 2004.
Ao longo deste artigo, nos dedicamos a explicar em mais detalhes o que é nutrição funcional, as suas características, benefícios, alimentos que fazem parte e como fazer uma dieta funcional na prática.
Siga a leitura conosco e fique por dentro de tudo sobre o que é nutrição funcional!
Afinal, o que é nutrição funcional?
A nutrição funcional é um método alimentar completamente voltado ao paciente para estabelecer o funcionamento perfeito de seu organismo por meio do equilíbrio de nutrientes personalizado para seu corpo.
Essa nutrição funcional deve ser elaborada com o acompanhamento de um nutricionista, pois é esse profissional que é capaz de fazer uma análise da individualidade bioquímica de cada paciente usando como base exames clínicos e laboratoriais.
Com o resultado desses exames em mãos, o nutricionista parte para a criação de um plano alimentar exclusivo para as demandas de seu paciente.
Além disso, durante a consulta, o profissional também faz perguntas sobre questões físicas, emocionais e sociais, para conhecer melhor o seu paciente e conseguir traçar um perfil bioquímico mais preciso.
Tudo isso é fundamental para que o nutricionista conheça a ação dos nutrientes no organismo de seu paciente e consiga criar um plano alimentar para restabelecer o equilíbrio do metabolismo e evitar que futuras doenças surjam em seu corpo.
A essa altura da explicação de o que é nutrição funcional você já deve ter percebido que o seu ponto principal é um tratamento individualizado para cada pessoa, levando em conta as particularidades e estilo de vida de cada indivíduo.
Então, o seu objetivo é fazer o tratamento de causas de doenças e de desequilíbrios orgânicos por meio de uma adequação alimentar personalizada, com a finalidade de ajustar a necessidade de nutrientes de cada corpo para que a engrenagem bioquímica funcione perfeitamente, levando a uma saúde estável.
Esse modelo de nutrição foi criado e elaborado por Jeffrey Bland, em 1990, nos Estados Unidos e chegou ao nosso país em 2003, com o Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) sendo fundado um ano depois.
– Nutrição funcional, como funciona?
A nutrição funcional funciona fazendo um acompanhamento individualizado de cada paciente e considerando além dos fatores físicos, ou seja, se importando também com tipo de trabalho, saúde mental, hábitos e outros fatores ambientais na hora de indicar os melhores alimentos para a sua saúde.
E enquanto falamos sobre o que é nutrição funcional e como ela funciona, é importante destacar que o seu foco está no bem-estar físico e mental do paciente por meio da indicação de alimentos e dietas específicas que colaboram para a sua qualidade de vida.
Principais características da nutrição funcional
Abaixo, explicamos as cinco principais características da nutrição funcional.
Acompanhe e entenda melhor o que é nutrição funcional!
– Individualidade bioquímica
Nenhum organismo funciona da mesma maneira e a nutrição funcional sabe muito bem disso.
Por isso, um de seus principais objetivos é considerar as necessidades individuais de cada paciente ao elaborar um plano alimentar e saber quais nutrientes temos em excesso e quais estão mais carentes em nosso organismo.
– Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes
Aqui entra a hora em que a nutrição funcional começa a trabalhar com nutrientes em quantidades adequadas para cada paciente e em equilíbrio com os outros.
Desta forma, há uma uma otimização da absorção de nutrientes e o melhor aproveitamento deles pelas células.
– Tratamento com foco no paciente
As indicações dadas pelo nutricionista são elaboradas de maneira personalizada para cada paciente, com o foco em melhorar a sua saúde.
E aqui o objetivo é sempre o paciente e não as doenças que ele pode ter ou que pode desenvolver.
Isso porque o paciente é analisado e levado a uma diagnóstico nutricional sendo visto como um conjunto de sistemas que pode sofrer influência de fatores emocionais, culturais e socioeconômicos.
– Inter-relações com fatores fisiológicos
Até agora, em nossa explicação sobre o que é nutrição funcional, você já deve ter notado que esse modelo analisa o organismo de cada pessoa e uma série de sistemas que se relacionam com ela.
Assim, para nutrição funcional o corpo se trata de uma inter-relação mútua de todos os processos bioquímicos.
Além do mais, esse modelo de nutrição entende que a desordem ou falta de nutrientes em um sistema tem influência diretamente com o funcionamento de todo o resto.
Então, para que a manutenção da saúde de um paciente seja feita com sucesso, a nutrição funcional considera que é preciso corrigir a causa do problema e não combater os sintomas.
– Saúde como vitalidade positiva
Por fim, uma das características de o que é nutrição funcional é a vitalidade positiva para atingir a saúde plena do paciente e não só ter um organismo livre de doenças.
Ou seja, acima de tudo, para esse modelo de nutrição, o paciente deve ter uma vitalidade positiva, com uma boa relação entre os sistemas do organismo e um equilíbrio de nutrientes, neurotransmissores e hormônios.
Quais os benefícios da nutrição funcional?
Alguns benefícios da nutrição funcional que podemos citar são:
- reeducação alimentar do organismo;
- melhora na qualidade do sono;
- corpo mais saudável e livre de doenças;
- aumento na resistência física;
- melhora na autoestima;
- mudanças no estilo de vida;
- emagrecimento saudável.
– Emagrecimento
A alimentação da nutrição funcional contribui para a perda de peso, mesmo esse não sendo o seu foco.
Isso porque a nutrição funcional não usa como base a contagem de calorias, mas trabalha analisando os nutrientes e as consequências de certos alimentos ao organismo de cada paciente.
Desta forma, a dieta deste tipo de nutrição geralmente não é restritiva e a fome não faz parte do seu processo.
O seu ponto é em realizar uma reeducação alimentar em que o paciente possa comer melhor e evitar ansiedade e estresse ao longo desse processo.
Isso faz com que o emagrecimento seja de forma gradativa e tenha resultados mais eficazes, diminuindo as chances do efeito sanfona.
E é claro que para que você entenda perfeitamente o que é nutrição funcional e a sua relação com o emagrecimento, destacamos que nenhuma dieta leva ao emagrecimento se não for aliada a atividades físicas, então, se esse é o seu foco, procure por ajuda de um educador físico.
Exemplos de alimentos funcionais
Quando falamos sobre o que é nutrição funcional é comum que surja a dúvida de quais são os alimentos funcionais.
Nesse cenário, é importante saber que esses alimentos são aqueles que têm propriedades funcionais, ou seja, além de terem suas funções nutricionais básicas, trazem benefícios à saúde assim que são consumidos.
Então, entender o que é nutrição funcional envolve conhecer os alimentos funcionais, afinal, eles são os responsáveis por combater ou prevenir doenças e atuar de forma plena em nosso organismo.
Abaixo, conheça uma lista desses alimentos e entenda melhor o que é nutrição funcional.
- Soja e derivados
- Peixes, como salmão, atum, sardinha, truta, arenque
- Azeite de oliva
- Óleo de linhaça, soja, castanhas, amêndoas
- Azeitonas
- Abacate
- Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
- Cerejas
- Chá verde
- Amoras
- Uva roxa
- Mirtilo
- Framboesa
- Tomate
- Goiaba vermelha
- Pimentão vermelho
- Melancia
- Folhas verdes em geral, como couve, espinafre
- Cenoura
- Manga
- Acerola
- Pêssego
- Abóbora
- Repolho
- Brócolis
- Rabanete
- Couve-flor
- Frutas cítricas
- Aveia
- Centeio
- Feijão
- Ervilha
- Lentilha
- Alho
- Cebola
- Noz moscada
Nutrição tradicional X Nutrição funcional: Quais as diferenças?
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre o que é nutrição funcional e nutrição tradicional, para que você entenda a diferença entre elas. Acompanhe.
– Nutrição tradicional
A nutrição tradicional tem dietas e cardápios montados de forma mais geral e levando em consideração a saúde coletiva.
Por exemplo, a nutrição tradicional estabelece que pessoas com diabetes devem consumir ou evitar certos tipos de alimentos, enquanto pessoas hipertensas em geral devem ingerir ou evitar alguns alimentos.
Nesse tipo de nutrição as calorias são um fator primordial e cada item ingerido é contado por meio da quantidade de gordura que ele leva para o organismo.
De fato, a nutrição tradicional ainda é a mais usada para pessoas que querem emagrecer, por conta do seu caráter restritivo.
Mas é comum que na maioria dos casos o peso que foi perdido volte assim que a dieta é encerrada, por conta da necessidade de ingerir aqueles alimentos que foram cortados ao longo do seu processo.
– Nutrição funcional
Como você viu ao longo da nossa explicação sobre o que é nutrição funcional, ela considera que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes.
Além do mais, esse método entende que essas necessidades são baseadas em fatores genéticos e ambientais.
Por isso, ela se difere da nutrição tradicional uma vez que entende que indicar uma alimentação rica em frutas e verduras para pessoas que querem perder peso ou tratar alguma doença não é a melhor opção.
O seu foco é em criar uma alimentação e dieta personalizada para tratar a saúde do paciente como um todo.
Assim, ela equilibra os sistemas fisiológicos e metabólicos de cada indivíduo e considera as suas reais necessidades nutricionais.
Na prática isso acontece estudando o metabolismo e as condições físicas de cada paciente e depois disso elaborando uma dieta individualizada para que os nutrientes sejam melhores aproveitados pelo organismo.
Como fazer a dieta funcional?
Para fazer uma dieta funcional você precisa do auxílio de um nutricionista para que ele elabore um plano alimentar perfeito para o seu metabolismo.
Somente esse profissional será capaz de ajudar você com diversos tipos de objetivo, como:
- acompanhamento nutricional para atividades físicas e de atletas;
- perda de peso;
- ganho de peso;
- diabetes;
- cirurgia bariátrica;
- aumento de massa muscular;
- tratamento anti-envelhecimento (estético)
- menopausa;
- fibromialgia;
- tireoide;
- hipoglicemia;
- ovário policístico;
- modulação nutricional dos distúrbios de hormônios sexuais;
- tensão pré-menstrual;
- tratamento nutricional no câncer e acompanhamento no tratamento de radioterapia e quimioterapia;
- alergias alimentares;
- síndrome metabólica;
- constipação;
- enxaqueca;
- estresse emocional;
- vitiligo;
- esclerose múltipla;
- disfunções no colesterol.
Lembrando que a alguns passos que esse profissional irá seguir para indicar a melhor dieta para seu corpo envolvem:
- avaliação de histórico médico;
- revisão do sistema de órgãos;
- histórico de medicamentos e suplementos;
- revisão do seu estilo de vida e hábitos;
- exames laboratoriais;
- testes de nutrição funcional, para avaliar os níveis de nutrientes no seu organismo;
Por fim, depois é elaborada toda uma estratégia de reeducação alimentar para preparar o seu corpo para a sua nova rotina alimentar.
– Qual profissional contratar?
Para uma dieta funcional você deve contratar os serviços de um profissional da nutrição, pois somente ele é capaz de elaborar um plano alimentar perfeito para o seu metabolismo e o organismo, além de entrar em mais detalhes sobre o que é nutrição funcional.
– Qual o valor da consulta?
Os valores da consulta com profissional de nutrição podem variar de acordo com a região do Brasil e a quantidade de atendimentos que você precisará fazer com ele.
Conclusão
E aí, gostou de entender melhor o que é nutrição funcional?
Como você viu esse modelo de nutrição considera o seu corpo como único e elabora uma dieta específica para ele, com a finalidade de melhorar a sua saúde em todos os aspectos.
E para que você tenha os melhores resultados, é fundamental que você faça um acompanhamento e monte uma dieta específica para você com acompanhamento de um profissional da nutrição.
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.