Entorse de tornozelo: como cuidar

A entorse de tornozelo é uma das principais lesões que ocorrem no esporte. Mas ela acontece tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta pisar num buraco, caminhar numa superfície irregular, perder o equilíbrio, pisar em falso ou em uma pequena distração.

Elas podem ser causadas por:

  • Quedas
  • Traumas
  • Torção súbita do tornozelo, como posar numa superfície irregular ou num buraco.
  • Dar um passo desajeitado quando correr, pular ou aumentar ou diminuir o ritmo
  • Torcer o tornozelo durante o exercício ou praticar esportes (chamado de inversão do pé).

Praticar exercícios físicos que tenham muito impacto, como futebol, futsal, vôlei e basquete, são mais comuns de causar lesões e é possível que o jogador fique um tempo afastado das quadras ou do gramado, seja atleta profissional ou o que só pratica para se divertir.

Os exames que podem comprovar a entorse de tornozelo:

  • Raios-X : para garantir que não haja ossos fraturados.
  • Imagem de ressonância magnética : para ver se um ligamento estava completamente rasgado (necessário em poucos casos)

Entorses de tornozelo são classificados de acordo com o dano dos ligamentos. Eles podem ser grau 1, 2 ou 3. Quanto mais ligamentos envolvidos, mais grave será a lesão.

O tratamento inclui gelo, descanso, perna elevada e medicação. Logo que a dor acabar, começa a reabilitação para recuperar a flexibilidade, amplitude de movimento e força dos músculos ao redor do tornozelo.

Uma entorse de tornozelo é uma situação comum, que pode ser solucionada em alguns dias, havendo diminuição da dor e do inchaço. No entanto quando surgem sintomas como dificuldade para colocar o pé no chão e caminhar normalmente é recomendado fazer fisioterapia para se recuperar mais rápido.

Gostou das dicas?  Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir no instagram e facebook  ver mais dicas.

Até a próxima leitura!

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.