AVC – Sinais de alerta

Você sabe como prevenir um acidente vascular cerebral (AVC)?

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.

 O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens do que as mulheres.

avc prevenção

 

É importante prestar atenção aos sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico da doença e o início do tratamento, menores serão as sequelas.

Alguns sinais de alerta para o AVC :

  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão mental;
  • Alteração da fala ou compreensão;
  • Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Como diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral

Em alguns casos, o AVC pode ser prevenido. Mas, para isso, é importante conhecer os fatores de risco que aumentam as chances de o paciente sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico ou um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Sedentarismo, má alimentação, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas alcoólicas, as altas taxas de colesterol no sangue, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas e o uso drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, o que pode provocar um AVC.

É muito importante que sejam iniciadas a terapias de reabilitação o quanto antes, com a fisioterapia ou terapia ocupacional para que os efeitos das sequelas no dia-a-dia da pessoa sejam mínimos.

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Maria Dias

É Mineira, se relaciona com a comida desde a infância, começou a cozinhar aos 08 anos de idade, mas só veio a trabalhar com a Gastronomia muitos anos depois em Guarujá no conceituado Tahiti Restaurante, se formou Gastrônoma, na sequência se formou…

Siga-nos

Posts recentes

Receitas deliciosas e de baixa caloria

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.