Você deve conhecer alguém que tem alguma dificuldade em respirar bem, seja por doenças respiratórias como bronquite, asma, enfisema pulmonar ou até mesmo por doenças causadas pela poluição.
E você sabia que a fisioterapia pode ser um tratamento para doenças respiratórias?
A fisioterapia como tratamento para doenças respiratórias, utiliza estratégias, exercício, posicionamento, o aconselhamento e técnicas de avaliação e tratamento, que têm como objetivo facilitar o transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções, promovendo a melhora da ventilação pulmonar e dando a essas pessoas uma melhor qualidade de vida, além de prevenir crises respiratórias.
A higiene das vias respiratórias e as manobras utilizadas para eliminar secreções são aliadas ao tratamento, melhorando a oxigenação e a ventilação do pulmão. Com isso é aumentada a capacidade respiratória do paciente e ainda potencializa a função cardíaca e muscular.
Atenção a progressão da doença, pois ocorre uma piora da sintomatologia e da qualidade de vida destes pacientes, ocasionando limitação progressiva das atividades profissionais e de vida diária. Essa limitação pode se tornar um ciclo vicioso e evoluir até a dependência funcional do indivíduo, alterando sua vida social, econômica e emocional. E isso é bem comum de acontecer.
Quando o paciente se conscientiza do tratamento, seu corpo já batalha para obter melhoras. Quando aliado à Fisioterapia, os resultados são amplamente melhores.
Fica o alerta!
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.