Osteoporose: uma doença silenciosa

               Osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, você sabia?

Ela é silenciosa porque é uma doença que ocorre uma perda de massa óssea sem o aparecimento de sintomas. As pessoas podem não saber que tem osteoporose até que seus ossos se tornem tão frágeis que uma pequena queda cause uma fratura.

Os ossos nessa condição se tornam frágeis e quebradiços. A partir de 65 anos é necessário exame rotineiro para detectar a osteoporose. Alguns especialistas recomendam que se inicie a pesquisa da osteoporose a partir dos 50 anos.

Algumas medidas simples ajudam a prevenir as fraturas, como usar sapatos com sola de borracha, evitar tapetes, prestar atenção aos degraus e se apoiar em corrimãos,manter pisos antiderrapantes no Box e banheiro e usar iluminação adequada.  Ao levantar da cama, espere um pouco sentado. É a noite que acontece o maior número de fraturas.

O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Requer um diagnóstico médico, exames laboratoriais ou de imagem (densitometria óssea) e caso a osteoporose se encontre Crônica, ela pode durar anos ou a vida inteira.

É a causa mais comum de fraturas em idosos. Os ossos se quebram facilmente e muitas vezes se fraturam espontaneamente.

Os locais mais afetados são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo o último o mais perigoso.

O tratamento da osteoporose inclui mudanças no estilo de vida, prática de atividade física, uso de suplementos de cálcio e vitamina D, medicamentos, banhos de sol, entre outros cuidados.

A prática de atividades físicas é uma medida importante dentro do tratamento e prevenção da osteoporose. O fortalecimento dos músculos cria uma camada de proteção que é importante para reduzir o risco de fraturas, por exemplo. Além disso, o exercício estimula a massa óssea, melhorando a densidade do esqueleto.

A atividade física e alimentação são fundamentais no combate a osteoporose.

Gostou? curta e compartilhe. Tem dicas também lá no instagram e facebook .

Até a próxima leitura,

Alessandra Cardoso

Marcado com , , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: