Frio e dores nas articulações: entenda o motivo

frio e dores
Frio e dores nas articulações: entenda o motivo

Com a queda das temperaturas muitas pessoas começam a se queixar de dores nas articulações. Entenda o que acontece com o nosso corpo.

As baixas temperaturas significam aumento de dores, principalmente nas pessoas que tem doenças crônicas, como a artrose, ou seja as mudanças bruscas de temperatura colaboram sim para o aumento das dores articulares.

No inverno as pessoas tendem a ficar mais encolhidas, principalmente os mais idosos. Os músculos se contraem, diminui o fluxo sanguíneo, e a friagem evidencia a sensibilidade, piorando muito as dores.

Ela realmente ocorre quando ficamos expostos ao frio devido a uma resposta de nosso corpo que busca a todo custo manter o calor, mantendo o equilíbrio térmico.

O corpo humano, para funcionar bem, deve ser mantido a uma temperatura interna entre 36°C e 37°C –tarefa nada fácil quando os termômetros marcam 10°C, por exemplo.

A mudança repentina de temperatura causa a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que força as articulações a ficarem mais contraídas para que o fluxo sanguíneo possa ser mantido. “Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, os receptores da dor ficam mais sensíveis e são ativados ao menor estímulo“.

Exercícios físicos, por exemplo ajudam para aumentar a temperatura corporal, estimulam a produção de endorfina, que tem um papel importante no controle da percepção da dor.

Deve-se caprichar no aquecimento pré-treino, e, se possível realizar compressas quentes nos músculos perto da dor, prevenindo o espasmo e melhorando a função muscular.

Então, movimente-se.

Gostou do texto?  Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir no instagram e facebook ver mais dicas.

Até a próxima leitura!

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Maria Dias

É Mineira, se relaciona com a comida desde a infância, começou a cozinhar aos 08 anos de idade, mas só veio a trabalhar com a Gastronomia muitos anos depois em Guarujá no conceituado Tahiti Restaurante, se formou Gastrônoma, na sequência se formou…

Siga-nos

Posts recentes

Receitas deliciosas e de baixa caloria

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.