Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Mexa-se e saia da zona de conforto.
A ausência da atividade física provoca sérios riscos à saúde. Podendo atingir órgãos vitais como coração, rins, cérebro, entre outros, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, literalmente, atrofiando, perdendo a flexibilidade e comprometendo a saúde como um todo.
O avanço da tecnologia, veio para promover um maior conforto para o ser humano. Porém, muitas dessas comodidades interferem diretamente no estilo de vida, exigindo menos esforço e a utilização do corpo, consequentemente, aumentando o sedentarismo da população.
O carro, controle remoto, elevadores, vídeo games, computadores, até cortina com controle remoto já existem e deixam a população ainda mais sedentária.
Há um risco iminente para a saúde pública, uma vez que a falta de atividades físicas agrava o cenário de doenças crônicas e cardiovasculares no país. Essa realidade é alarmante.
Precisamos nos conscientizar que o sedentarismo começa na infância e é uma questão cultural. Evitar o sedentarismo desde a infância é fundamental para uma melhor qualidade de vida na fase adulta. Estimule seus filhos e familiares a iniciarem uma atividade física o quanto antes para que possam usufruir de seus benefícios, que são muitos.
Algumas doenças associadas ao sedentarismo: Obesidade, colesterol alto, infarto, hipertensão, diabetes, asma, distúrbios psicológicos e até alguns tipos de câncer. O Sedentarismo mata cerca de 300 mil brasileiros por ano.
Podemos e devemos divulgar mais sobre essa questão e como é possível e fácil conquistar uma vida mais saudável por meio de pequenas mudanças no dia a dia como iniciar a prática de atividade física, alimentar-se e dormir melhor, entre outras mudanças que eu chamo de conquistas.
A América Latina é a região do mundo com o maior índice de pessoas que não praticam atividade física suficiente para se manter saudável, atingindo 39% do total. O Brasil lidera a lista dos países sedentários.
A primeira regra para deixar de ser sedentário e sair da sua zona de conforto, se conscientizar sobre a importância da atividade física. Em seguida, planeje seu dia e encontre o melhor horário e se não tiver sobrando, faça bem cedinho. Tenha uma alimentação saudável e não esqueça de escolher uma atividade que lhe dê prazer.
Uma boa sorte e uma boa saúde pra você!
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.