Zona de conforto: amiga do sedentarismo

feet-932346_1280

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Mexa-se e saia da zona de conforto.

A ausência da atividade física provoca sérios riscos à saúde. Podendo atingir órgãos vitais como coração, rins, cérebro, entre outros, o sedentarismo impacta diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis, pois ficam sem uso, literalmente, atrofiando, perdendo a flexibilidade e comprometendo a saúde como um todo.

O avanço da tecnologia, veio para promover um maior conforto para o ser humano. Porém, muitas dessas comodidades interferem diretamente no estilo de vida, exigindo menos esforço e a utilização do corpo, consequentemente, aumentando o sedentarismo da população.

O Carro, controle remoto, elevadores, vídeo games, computadores, até cortina com controle remoto já existem e deixam a população ainda mais sedentária.

Há um risco iminente para a saúde pública, uma vez que a falta de atividades físicas agrava o cenário de doenças crônicas e cardiovasculares no país. Essa realidade é alarmante.

Precisamos nos conscientizar que o sedentarismo começa na infância e é uma questão cultural. Evitar o sedentarismo desde a infância é fundamental para uma melhor qualidade de vida na fase adulta. Estimule seus filhos e familiares a iniciarem uma atividade física o quanto antes para que possam usufruir de seus benefícios, que são muitos.

Algumas doenças associadas ao sedentarismo:

Obesidade, colesterol alto, infarto, hipertensão, diabetes, asma, distúrbios psicológicos e até alguns tipos de câncer.

O Sedentarismo mata cerca de 300 mil brasileiros por ano

Podemos e devemos divulgar mais sobre essa questão e como é possível e fácil conquistar uma vida mais saudável por meio de pequenas mudanças no dia a dia como iniciar a prática de atividade física, alimentar-se e dormir melhor, entre outras mudanças que eu chamo de conquistas.

A América Latina é a região do mundo com o maior índice de pessoas que não praticam atividade física suficiente para se manter saudável, atingindo 39% do total. O Brasil lidera a lista dos países sedentários. 😔

A primeira regra para deixar de ser sedentário e sair da sua zona de conforto, se conscientizar sobre a importância da atividade física. Em seguida, planeje seu dia e encontre o melhor horário e se não tiver sobrando, faça bem cedinho. Tenha uma alimentação saudável e não esqueça de escolher uma atividade que lhe dê prazer.

Uma boa sorte e uma boa saúde pra você!

Gostou dessa informação? Continue acompanhando e compartilhem com amigos e familiares. Estou também no instagram e facebook .

Até a próxima leitura,

Alessandra Cardoso

Marcado com , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: