A Chardonnay (lê-se chardone), sempre na moda, muito versátil, a mais conhecida e rainha das uvas brancas, pode produzir vinhos de características muito diferentes, dependendo de sua origem geográfica e técnicas de vinificação utilizadas pelo enólogo.
Ela se adapta facilmente a diferentes lugares e climas, solos e, por isso, dela encontramos ótimos rótulos de tantas partes do mundo.
França, E.U.A, Argentina, Chile, África do sul, Nova Zelândia, Brasil… Todos tem opções maravilhosas desta casta.⠀
Pra conhecer a verdadeira expressão dessa uva, o ponto alto seria degustar um Chablis, as grandes estrelas. Chablis é o nome da região, no norte da Bourgogne e também a AOC (Appellattion d’Origene Contrôlèe), que controla e garante o local e como é produzido, sempre 100% Chardonnay apresentam-se bem secos com grande complexidade de aromas e corpo perfeito. No mercado encontramos bons chardonnays com valores acessíveis a todos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos vinhos dessa uva vamos encontrar aromas e sabores de pêras, maçãs, um toque de carvalho, baunilha e, se tiver um nível adequado de acidez, vai trazer um amanteigado ao paladar e nos mostrar toda sua elegância.
Ela é uma das 3 uvas (e muitas vezes utilizada sozinha) permitidas na elaboração do vinho espumante mais famoso do mundo… o Champagne!
Como eu disse, é uma uva versátil e vai harmonizar com muitos pratos, mas para não errar, opte por pratos leves como frango/peixe puxados na manteiga ou algum prato com base de alho-poró que vai dar match.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Boa degustação e até a próxima!
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.