A família é o melhor recurso de apoio ao idoso, pois é nela que o idoso se encontra e confia. É a família que pode dar o suporte e ajudar nas decisões, seja na escolha do médico, na ajuda com a rotina, na compra dos medicamentos e na escolha da mobília da casa. Isso aí, o familiar pode sim ajudar e indicar o que pode ser retirado da casa e o que é preciso ser adaptado.
Mas o contraponto deste cenário está na falta de tempo, na insuficiência de disponibilidade e, muitas vezes, no desconhecimento do que fazer e do como fazer, já que o quando será sempre.
Como os compromissos de vida dos familiares dos idosos constituem um sério obstáculo, muitas vezes difícil de ultrapassar, eu vou tentar ajudar para que esse obstáculo fique um pouco menor. Assim, listei a seguir algumas dicas para te ajudar a realizar uma adaptação dos cômodos visando segurança e conforto do seu idoso, pois como eles costumam passar bastante tempo em casa, a mobilidade deve ser facilitada, evitando quedas.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos acidentes de queda que ocorrem com pessoas da terceira idade acontecem dentro de casa.
Algumas mudanças nas casas dos idosos ou ajustes são primordiais:
A primeira preocupação é com a iluminação da casa. Com a casa iluminada o idoso consegue circular com mais confiança e segurança entre os cômodos, evitando quedas. A próxima atenção é com tapetes, objetos, fios soltos e cera pelo chão, o índice de quedas é alto, retire tudo que pode trazer perigo a eles. Explique ao idoso que beleza não é fundamental nesse momento.
Outra importante adaptação é em relação as barras de apoio no banheiro. É necessário que haja pelo menos barra dentro do box e ao lado do vaso sanitário. Assim, caso o idoso sinta alguma tonteira ou escorregue, ele tem um lugar para se apoiar. Sem contar com o piso antiderrapante dentro do box, e a ajuda de um banquinho que é sempre bem vinda. E lembre-se, nunca deixe o idoso se agarrar na pia para levantar-se do vaso, pois esta pode deslocar-se e provocar um sério acidente.
Tenha em mente que esses são só alguns dos cuidados essenciais para deixar a casa mais segura e tornar a rotina de um idoso ainda mais simples e confortável, garantindo a manutenção da sua saúde e integridade física.
A prevenção é a melhor medida para se evitar a queda
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.