Semana passada fiquei muito feliz em ver a quantidade de pessoas que se sentiram tocadas pelo meu texto “Permita-se”. Quando escrevi, não pensei que justamente esse tema, meu processo de autoconhecimento e a introversão, fossem dialogar com tanta gente.
Meu coração se enche de gratidão com cada comentário, curtida e interação! Mesmos os mais simples têm um significado muito grande para mim.
Analisando esse sentimento, a gratidão, eu comecei a refletir sobre tudo aquilo que me cerca e em como acabamos nos acostumando com o que convivemos e esquecemos de ver a beleza nessas coisas. Esquecemos de agradecer e de valorizar tudo aquilo que conquistamos.
Temos a péssima mania de valorizar apenas as conquistas alheias e de desprezar nossas pequenas vitórias. É aquela velha frase “a grama do vizinho sempre é mais verde”…
Mas e se eu for grata pelo tom de verde da minha grama… O que acontecerá? Porque temos tanto medo de tentar?
Muitas vezes ficamos inconformados com o que temos e entramos num ciclo vicioso de auto depreciação e pessimismo. Mas, essa mudança de paradigma, de ponto de vista, pode ser libertadora.
A mente fica mais leve, começamos a valorizar as pessoas ao nosso redor, cada pequena conquista, cada momento como se fosse o último…
Ou talvez o único.
Há quem diga que a verdadeira gratidão é aquela sentida nos furacões emocionais da vida, naqueles momentos em que perdemos o rumo e não sabemos para onde ir. A gratidão é uma bela e árdua tarefa em tempos de tempestade.
Agradecer nesses momentos é se libertar de uma grande carga. É entrar em harmonia com nossa mente, é viver o momento.
Não se sinta culpado por ver a beleza em cada situação. Em olhar para o horizonte e apreciar a vista.
Pelo que você vai agradecer hoje?
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.