Mercado de produtos veganos: selos e certificados

produtos veganos

O mercado de produtos veganos e naturais está crescendo muito, estamos cada vez mais preocupados e conscientes de nossas escolhas e do que elas envolvem. E com esse novo nicho vem vários nomes, siglas e selos de certificação. Antes da gente se jogar nesse mercado maravilhoso e crescente, vamos aprender o que significa cada nome, veja a seguir: 

Como identificar se o produto é ou não o que procuramos e queremos?

VEGANO/VEGAN – Quando falamos sobre produtos veganos, quer dizer que a marca não testa em animais (CRUELTY-FREE) e que o produto não contém nenhum ingrediente de origem animal, ou seja, todo produto vegano é necessariamente cruelty-free.

Para identificar esses produtos temos o selo CERTIFIED VEGAN, que assegura que o produto não foi testado em animais e que não trazem em sua composição ingredientes de origem animal. Existem alguns símbolos que representam que o produto é realmente vegano, são eles:

produtos veganosMercado de produtos veganos: selos e certificados

  • CRUELTY-FREE

O nome cruelty-free (traduzindo, SEM CRUELDADE) está diretamente relacionado à testes em animais, ou seja, quando falamos que o produto é cruelty-free significa que ele não foi testado em animais, e que nenhum fornecedor de matéria prima testa em animais também, mas o produto pode conter ingredientes de origem animal, logo um produto cruelty-free não é necessariamente vegano.

Para identificar esses produtos nós temos o selo CRUELTY-FREE que possui a mesma proposta do selo CERTIFIED VEGAN, assegurando que não houve nenhum teste e sofrimento animal para produzir aquele determinado produto.

Assim como para produtos veganos, também possuímos alguns símbolos que nos indicam que o produto é realmente cruelty-free, são eles:

  • ORGÂNICOS 

Os produtos orgânicos são compostos com 95% dos seus ingredientes de matérias-primas certificadas como orgânicas; Os 5% restantes podem ser compostas de água e/ou outras matérias-primas naturais. A marca não é necessariamente vegana e cruelty-free.

O selo mais conhecido para identificar um produto orgânico é o ECOCERT, que reconhece as empresas que se comprometem com o desenvolvimento de uma agricultura orgânica e sustentável. Temos também o ORGÂNICO BRASIL, que é um selo nacional, e o USDA Organic e o IBD, que garante que o produto possui pelo menos 95% de ingredientes orgânicos e são certificações que valem para Estados Unidos e Europa.

  • NATURAIS

Os produtos naturais são compostos de matérias-primas naturais, estes produtos não contém ingredientes nocivos para a pele, ou seja, não possuem aditivos químicos como parabenos, ftalatos, chumbo, fragrâncias e tantos outros. Estes produtos podem ser produzidos por marcas veganas, cruelty-free, orgânicas e tambem na sua casa ☺

selo safe cosmetics - produtos veganos

Existem dois selos principais que mostram que o produto realmente é natural, o CAMPAIGN FOR SAFE COSMETICS, que atesta que não foram utilizados produtos químicos ligados ao câncer e outras doenças graves no cosmético, e o selo COSMETIC BIO, que certifica que os produtos contém no mínimo 95% de ingredientes de origem natural, que não possuem petroquímicos, organismos geneticamente modificados, corantes, perfumes sintéticos (fragrâncias) e conservantes sintéticos como o parabenos e o fenoxietanol.Mercado de produtos veganos: selos e certificados

Além desses selos que nos mostram se o produto é vegano, orgânico, natural e/ou cruelty-free, existem outros selos bem importantes que nos falam se o que estamos consumindo vem de um lugar confiável, se é ecologicamente e politicamente correto e sustentável, como o selo FSC (Forest Stewardship Council), que garante que os papéis e embalagens usados são recicláveis e biodegradáveis, provenientes de madeira de reflorestamento ou outras fontes controladas, e que seguem um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

Certificação selo ISO 22716 - produtos veganos

O selo ISO 22716, que atesta que a empresa segue as diretrizes de fabricação, controle, armazenamento e distribuição durante todo o processo de produção, e o FAIR TRADE, que garante condições de trabalho justas na cadeia produtiva, preços digos para a colheita de agricultores e que opta por uma produção sustentável, orgânica e familiar.

Bom, agora a gente já sabe identificar se o nosso cosmético é realmente bom para nossa pele, corpo e meio ambiente, procure pelos selos e pratique sempre o consumo consciente

 

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.