Sabe-se que a artrite e artrose são mais vistas em adultos com mais de 65 anos. Mas você sabia que elas também podem se desenvolver em crianças, adolescentes e adultos mais jovens?
É normal as pessoas se assustarem quando descobrem que as crianças também podem ter artrite e artrose. Mas é real. Esse termo é sinônimo de doenças reumáticas e engloba um grupo variado de doenças, e a artrite é uma delas.
Basicamente podemos definir a artrose como uma doença que provoca degeneração da articulação, enquanto que artrite é uma doença que provoca inflamação da articulação.
A cartilagem é um tecido das articulações existente no quadril, joelhos, coluna, mãos e tudo que articula no nosso corpo. Ela protege as articulações, absorvendo a pressão criada quando você se move e coloca estresse sobre ela. Uma redução na quantidade normal da cartilagem causa algumas formas de artrite. O desgaste normal causa a artrose.
A artrite pode ser causada por infecções ou processos inflamatórios que acometem os componentes articulares, como cartilagem, cápsula articular, ligamentos e menisco, podendo ocorrer em qualquer articulação do corpo. Já a Artrose é uma doença causada pelo desgaste da cartilagem, o que provoca aumento do atrito entre os ossos, causando dor.
Uma característica que pode diferenciar uma da outra é que a artrite reumatoide produz sintomas simétricos e bilaterais. Já a artrose não produz necessariamente os mesmos sintomas. As articulações em um lado se apresentam piores que as do outro lado.
Os sintomas variam, vermelhidão, inchaço, dores articulares, amplitude diminuída e articulações aquecidas. Estes são alguns dos sintomas da artrite, classificada como qualquer inflamação que ataque uma articulação, e que pode afetar tanto os mais velhos, quanto os mais jovens.
Entre os exemplos de casos em jovens, existem a Artrite Idiopática Juvenil, que atinge exclusivamente pessoas com até 16 anos, o Lupus Eritematoso Sistêmico, que acomete mulheres entre 15 e 35 anos, e a Espondilite Anquilosante que ataca mais homens entre 20 a 50 anos.
Além do tratamento medicamentoso e da importância de diminuir o peso corporal, a fisioterapia é fundamental para diminuição da dor e recuperação da mobilidade das articulações acometidas e deve ser iniciada assim que possível. Seu principal objetivo é reabilitar o paciente para a realização das atividades diárias, através do fortalecimento dos músculos, alongamento e aumento da amplitude de movimento articular.
O importante é nunca deixar de acreditar nas reclamações dolorosas das crianças, procure logo a ajuda de um profissional para diagnosticar o mais precocemente possível.
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.