O papel da fisioterapia para a saúde da mulher

fisioterapia para saude

As mulheres ao longo da vida passam por fases e diversas transformações no corpo e no organismo, determinados por mudanças hormonais, psicológicas, físicas e sociais.

Essas mudanças se iniciam ao concluir o ciclo menstrual, a fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e envelhecimento.

Mas apesar dos avanços na área e informações, a maior parte das mulheres desconhece a atuação da fisioterapia para a saúde e muitas se sentem envergonhadas em falar abertamente de alguns sintomas, incômodos e dores.

Sendo assim, resolvi escrever este texto para informá-los melhor sobre o assunto e apresentar as áreas da fisioterapia para a saúde que são voltadas para prevenção, cura e recuperação da saúde feminina. Acompanhe!

A fisioterapia para a saúde da mulher atua nas áreas de:

Oncologia

  • Ginecológica e mamária.

A fisioterapia tem como metas preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, prevenir úlceras de decúbito, cicatrizes, disfunções linfáticas, manter amplitude articular, higiene pulmonar, além de evitar infecções respiratórias.

 Uroginecologia

  • Incontinência urinária e fecal

No tratamento da incontinência fecal e urinária, a fisioterapia contribui para fortalecer o assoalho pélvico por meio de exercícios associados a alguns recursos, como o biofeedback e eletroestimulação. A fim de contribuir para a tranquilidade da rotina diária do paciente.

 Ginecologia

  • Disfunções sexuais.  Algumas mulheres, sentem dores na hora da relação sexual e, com isso, a dificuldade de lubrificação aumenta e a libido também. A fisioterapia pode se tornar uma grande aliada da mulher, pois ela ajudará a reeducar o assoalho pélvico, aumentando, assim, o prazer e rendimento sexual. 

  • Dor pélvica crônica: é uma doença suficientemente intensa para interferir nas atividades habituais, com impacto direto na vida conjugal, social e profissional. A fisioterapia tem como principal objetivo minimizar a dor e os demais sinais e sintomas apresentados. 

  • Endometriose: Os sintomas mais comuns da endometriose são cólicas fortes, dor durante a relação sexual, alterações urinárias e intestinais no período de menstruação e existem situações em que pacientes ficam com dificuldades para engravidar.

A fisioterapia para a saúde da mulher pode usar recursos para diminuir a dor como massagem perineal, eletroestimulação, crio terapia, biofeedback, exercícios perineais, consciência perineal e corporal e ajuda também na facilitação da gravidez desejada

  • Climatério: Sinais e sintomas do climatério compreende de irregularidades menstruais, ondas de calor, calafrios, palpitações, sudorese, dores de cabeça, insônia e tonturas. A fisioterapia trata com exercícios  de alongamento, fortalecimento muscular (com carga) e aeróbico, treino de equilíbrio, treinamento da musculatura do assoalho pélvico (localizado na região inferior da pelve) para prevenção ou melhora da incontinência urinária, recuperação da função sexual,  melhora da conscientização corporal e postural.

  • Obstetrícia: preparação para gestação e no período pós-parto, visando à melhora da condição física, qualidade e bem-estar.

Além desses tratamentos, o fisioterapeuta também previne dores nas costas devido à gestação, trabalha na prevenção de retenção de líquidos, ensinando exercícios de relaxamento e exercícios respiratórios para suavizar o momento do parto.

Com acompanhamento adequado, a fisioterapia para a saúde pode aliviar desconfortos, proporcionar mais qualidade de vida, e em muitos casos curar as patologias. Além de contribuir para proporcionarem um maior bem-estar, diminuindo os quadros de dor, depressão, estresse e ansiedade.

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.