Corrida ou caminhada, o que começar primeiro?

Na hora de escolher qual atividade física praticar para manter o corpo bonito e saudável, muitas pessoas ficam na dúvida entre a corrida e a caminhada e muitas das vezes a escolha é equivocada.

O exercício físico e a prática desportiva são de uma importância fundamental para o bem estar das pessoas e para o tratamento e prevenção de doenças. A adesão à atividade física quer na prática desportiva competitiva quer como lazer ou prevenção e tratamento de doenças tem aumentado significativamente, com as vantagens e os problemas inerentes à prática da mesma.

Tanto a corrida quanto a caminhada são muito benéficas para a saúde. Aumentam a produção de endorfinas, que trazem a sensação de bem-estar, e ajudam a melhorar a nossa condição física, prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o estresse e melhorar o tônus muscular.

Mas é preciso ter cautela.

A indicação para quem é amador ou acabou de sair do sedentarismo e está começando a fazer atividade física, é a caminhada leve, que tem uma intensidade menor do que a corrida e uma fonte de proteção em relação a doenças cardiovasculares, pois não exige muito do ritmo cardíaco e não coloca seus praticantes em risco.

Começando com uma distância pequena para evitar riscos de lesões, como entorse, distensão muscular, câimbras e desconfortos em geral. Mas com o passar do tempo, os sedentários que começam pela caminhada já podem se arriscar aos poucos na corrida com um leve trote, aumentando a velocidade gradativamente até encontrar o nível mais confortável.

Se ainda faltar condicionamento físico, é melhor caminhar mais tempo do que correr. E atenção, caso já tenha alguma dor estabelecida, pare imediatamente. A dor inicialmente pode ser fraca, mas se você continuar ela tende a aumentar a gravidade da lesão.

O movimento da corrida é fácil e bastante instintivo, por esse motivo muitos começam por esse esporte. Mas para evitar lesões e melhorar o desempenho, existe uma série de dicas importantes que o corredor precisa saber antes de começar.

Tudo tem que estar em harmonia, a alimentação, o aquecimento, alongamento e também as roupas e tênis apropriados. Para adaptação da caminhada para a corrida é indicado intercalar as duas no início, assim a atividade será mais prazerosa e o seu o corpo agradecerá.

Se prepare para correr e não corra para se preparar

A prática contínua de exercícios é positiva para o corpo de modo geral. Os benefícios oferecidos pela corrida ou caminhada são muitos e proporcionam uma melhor qualidade de vida. Mas não esqueça de consultar seu médico antes de começar e escolha da atividade mais indicada pra você.

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.