Limitações físicas e seus desafios

Deficiencia e seus limites

Pessoas com limitações enfrentam barreiras e provam a cada dia que estão conquistando seu espaço. E mais do que enfrentar os desafios pessoais, precisam mostrar ao mundo que são capazes. Por onde quer que passem, deficientes encontram desafios que precisam e devem ser vencidos. E quando o assunto é conquistar um lugar ao sol no concorrido mercado de trabalho, as limitações ultrapassam a falta de mobilidade física.

O mais cruel é que a sociedade cria suas regras, e mesmo que essas sejam incoerentes ou injustas, todos acreditam e as seguem. Mesmo aqueles que são os estigmatizados acreditam que de fato são inferiores, menores, menos. E as pessoas com deficiência também trazem dentro de si os conceitos impostos pela cultura, e precisam superar os sentimentos de inferioridade e incapacidade.

Esse texto traz essas questões para serem debatidas pelas pessoas, por ser necessário que se reconstruam esses valores, tanto da pessoa com deficiência, como da sem deficiência, porque as imagens construídas estão na cabeça dos dois lados, e de muitas formas se alimentam, impedindo que se estabeleçam relacionamentos maduros e sustentáveis.

O bom da vida é que quando menos se espera, nós nos superamos, basta não parar de tentar. Encare as suas limitações como obstáculos a serem ultrapassados e não como barreiras que fazem você se limitar.

O ideal de uma sociedade verdadeiramente inclusiva está na cabeça de poucos, e ainda temos muito que avançar para termos uma sociedade com igualdade e respeito a todos.

Gostou? curta e compartilhe. Tem dicas também lá no instagram e facebook .

Um bj e até a próxima leitura,

Alessandra Cardoso

Enviado do meu iPhone
Marcado com ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: