Os nossos corpos sentem dor por uma variedade de razões. Os sintomas de dor raramente ocorrem de forma isolada e, por conseguinte, encontra-se mais do que um mecanismo em ação quando sente dor.
É uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro.
Existem vários casos que estimulam nosso organismo a liberar reações dolorosas como: estresse, esforço físico repetitivo, posição errada, deitar ou sentar de mau jeito, exagerar em exercícios físicos, permanecer por muito tempo em uma mesma posição, e outras.
Independente da origem, o estado mental da pessoa é um forte influenciador para torná-la persistente, e isto é comprovado, pois pessoas deprimidas e ansiosas tendem a sentir muito mais dor do que as outras.
Os tratamentos podem ser diversos: medicamentoso, terapia, fisioterapia, termoterapia, crioterapia, massagens, acupuntura, cinesioterapia e outros.
Mas existem muitas formas de prevenir algumas dores como aliviar as tensões do dia-a-dia, manter a postura correta, dormir bem, praticar atividades físicas sem exagero, alongar o corpo quando se permanece muito tempo em uma só posição.
A única coisa que não tem cabimento é viver sofrendo. As pesquisas indicam que as pessoas demoram, em média, cinco anos para procurar ajuda especializada. Não deixe esse tempo todo passar. Entender a razão da dor e aprender a melhor forma de silenciá-la é a melhor saída para vencer esse mal que assombra tanta gente, no corpo e na alma.
Dor não mata, mas incapacita e compromete a qualidade de vida.
Vamos prevenir, tratar e preservar a vida sem dor!
Gostou do texto? Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir no instagram e facebook ver mais dicas.
Até a próxima leitura!
Alessandra Cardoso
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.