Alimentos orgânicos | O que são?

Pense em um alimento vegetal. Ele provavelmente está contaminado com agrotóxicos. Agrotóxicos estão em frutas, verduras, carnes, leite, bebidas, produtos industrializados e em quase tudo que compramos nos supermercados.

O Brasil já é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo: todo ano, consumimos o equivalente a mais de 7 litros de agrotóxicos por pessoa. Nesse cenário, você sabe comprar alimentos ôrganicos? 

O pimentão, por exemplo, é o líder da lista com 91,8% de amostras inadequadas para consumo. Na sequência aparecem os morangos (63,4%), pepinos (57,4%) e o alface (54,2%), todos muito presentes na dieta brasileira. Até mesmo o arroz (7,4%) e o feijão (6,5%) não ficaram de fora.

Pesquisas desenvolvidas por órgãos como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) apontam aquilo que muitos agricultores já perceberam: agrotóxicos podem causar diversas doenças. Entre elas, problemas neurológicos, motores e mentais, distúrbios de comportamento, problemas na produção de hormônios sexuais, infertilidade, puberdade precoce, má formação fetal, aborto, doença de Parkinson, endometriose, atrofia dos testículos e câncer de diversos tipos.

alimentos organicos

Muito além da alimentação, consumimos agrotóxicos, pesticidas e adubos químicos por vias nem imaginadas. Estudos indicam que, em um único alimento, ingerimos diversos agrotóxicos diferentes.

Além disso, ingerimos diariamente e durante a vida inteira. Nosso organismo não tem a capacidade de eliminar muitos dos elementos químicos, que vão se acumulando no corpo ao longo dos anos. Essa exposição contínua tem efeitos tão graves que nem mesmo a ciência sabe a dimensão do estrago que pode causar na saúde.

Alimentos orgânicos são todos aquele produzido sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas. Existem certificações apropriadas para que determinados produtos possam usar o selo de orgânico. Mas a verdade é que esse conceito vai muito além de, simplesmente, não utilizar agrotóxicos na produção. ⠀⠀

Para ser chamado de alimentos orgânicos, o cuidado com o alimento é feito de maneira integral, desde o manejo da terra (sem o uso de fertilizantes químicos), até uma proposta de não agressão da natureza e de preservação do meio ambiente.

Assim, as técnicas para produção de alimentos orgânicos incluem o uso de compostagem orgânica, adubação verde e diversidade de culturas. Ou seja, não plantar apenas uma coisa num espaço enorme, mas sim, diversas variedades – ao mesmo tempo ou com intervalo entre elas.

Precisamos mudar o jeito de produzir e, claro, de consumir: opte sempre por produtos com origem certificada; escolha alimentos de época; substitua os líderes dessa lista de agrotóxicos por alimentos orgânicos como o primeiro passo para a mudança.

* Texto escrito com pesquisa de várias fontes, entre elas g1.globo.com Até a próxima semana, SARAH SIMONI NUTRI E COACH


Sarah Simoni é Nutricionista, especialista em Nutrição Funcional pela VP Florianópolis, Especialista em Desenvolvimento de Grupos pela SBDG Joinville e Coach pela Nutrition Coaching. Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional, possui clínica em Caxias do Sul e atende também nas cidades de Farroupilha e Porto Alegre. Em seu rol de serviços estão: Nutrição Funcional, Coaching Nutricional, Consultoria para Noivas, Grupos de Emagrecimento Consciente, Oficinas de Cozinha Saudável. Autora da coluna #NutriAjuda do Blog Saudável Comigo, onde escreve sobre comportamento alimentar, autossabotagem, ansiedade e assuntos diversos que podem ajudar a melhorar a relação das pessoas com a comida. Siga também a Nutricionista Sarah Simoni no Instagram @nutricionistasarahsimoni

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.