PASSO A PASSO PARA MUDAR DE CASA SEM ESTRESSE

Sempre digo que mudanças são muito positivas. Qualquer tipo de mudança. Sou daquelas que acredita que fazer a energia fluir faz muito bem, daquelas que muda as almofadas do sofá com frequência, que muda o destino das férias sem estresse. Mas confesso que mudar de casa pode estressar. E muito. Organizamos mudanças de clientes todos os meses e já acompanhamos processos bastante cansativos e alguns até mesmo desgastantes.

Vejo nos olhos e no comportamento das clientes este estresse, e passei por ele quando me mudei para o apartamento em que moro hoje com meu marido e filhos. O fato é que mudar de casa pode ser tão sensacional quanto podem ser nossos recomeços. Mas também pode minar nossas energias. A boa notícia é que, com organização e planejamento, o nível de estresse pode ser sensivelmente reduzido. E você pode ter a casa nova em ordem em menos tempo do que imagina.


Passo a passo para mudar de casa


O passo número 1 é você decidir se fará sozinha a mudança toda  ou se contratará uma empresa de embalagem e transporte. Para quem quer economizar dinheiro, existe a possibilidade de, com ajuda da família, amigos e funcionários domésticos, fazer todo o processo de embalagem e investir apenas no transporte das caixas. Mas prepare-se, pois a organização do processo será ainda mais decisivo, pois embalar tudo leva vários dias. Ou seja, você precisará investir mais tempo do que se contratasse uma empresa para embalar.

E lembre-se de que caberá a você providenciar caixas, fitas adesivas e todo o material necessário


Durante a embalagem, um ponto bastante importante é você organizar e nomear as caixas de mudança de acordo com o que tem dentro. Não confie apenas na descrição que a empresa de mudança fizer, caso você tenha contratado uma. Compre canetões grossos e detalhe o conteúdo de cada caixa. Garanto que vai ajudar muito, tanto durante o desempacotamento quanto na eventualidade de você precisar de algo mais específico antes de finalizar a organização de tudo na casa nova. Sendo assim, não se contente com a descrição “escritório” de uma caixa.

Descreva com mais detalhes o conteúdo, algo como: escritório => papelaria e envelopes. Ou ainda: Quarto da Beatriz => Closet => biquíni e roupa de ginástica. Muito tempo, estresse e esforço poderão ser economizados!


Você também precisará decidir em que ordem suas coisas deverão chegar na casa nova (para esquematizar a entrega dos itens essenciais no primeiro dia de transporte) e também quantos dias você consegue esperar para habitar o novo lar. Caso você tenha crianças pequenas ou pessoas idosas em casa, sugiro que pelo menos nas duas primeiras noites pós-mudança vocês fiquem num hotel ou na casa de alguém próximo.

Para tanto, basta providenciar, para todos os membros da família, uma mala para 3 dias, como se fosse uma viagem de feriado prolongado. Pesquise a previsão do tempo para estes dias, para evitar surpresas. E não esqueça de levar tudo o que vocês precisam para se sentir confortáveis, mesmo estando fora de casa.


Na casa nova, o primeiro passo será organizar os itens de uso diário da cozinha, pois é o local que todos os moradores freqüentam, todos os dias. Providencie a lavagem imediata apenas dos itens de uso diário. Os objetos de pouco uso podem ser lavados posteriormente.

Depois passe para a organização dos quartos e itens pessoais. Somente depois siga para louçaria, prataria, home office, biblioteca, fotos e depósito. No quarto, priorize os guarda-roupas, organizando inicialmente as roupas de cabide, pois costumam amassar com facilidade. Mas evite o re-trabalho. Não arrume as roupas de qualquer forma, para organizar melhor depois.

Contenha a ansiedade de esvaziar as caixas e vá organizando as roupas no local em que realmente vão ficar, da forma como quer que sejam organizadas.


Dica final: organize-se dia-a-dia para conseguir finalizar a organização da casa toda com o mínimo possível de estresse. Como? Fazendo uma lista que contenha, com honestidade, quais locais serão organizados a cada dia. E, para finalizar: peça ajuda e aceite ajuda. Deixe de lado a perfeição e permita-se ser a melhor imperfeita que conseguir, com toda ajuda que for possível! Garanto que vale a pena. E que você se sentirá satisfeita com o resultado final.

Beijos

Ingrid Lisboa

Ingrid Lisboa

Especialista em organização residencial, consultora e palestrante.Vice-presidente da Anpop – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade.

INSTAGRAM: @ingridlisboa.homeorganizer / @homeorganizerabc • FACEBOOK: /homeorganizer

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