Parada LGBT 2019 – Segue a Thread

Nesse domingo acontece a 23ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A concentração acontece a partir das 10h, no vão do Masp. Dezenove trios elétricos descerão a rua da Consolação até a praça Roosevelt. A partir das 19h, a festa continua no palco da praça da República. Entre as atrações estão Iza, Aretuza Lovi, Gloria Groove, Luiza Sonza, Lexa e MC Pocahontas.

O tema são os 50 anos da Revolta de Stonewall, na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova York, quando um grupo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, frequentadorxs do bar Stonewall Inn, foram às ruas para dar um basta ao preconceito.

O evento tem o patrocínio de grandes empresas, como Burger King, Uber e Amstel, além do apoio da prefeitura e do governo do estado. Neste ano, a prefeitura da capital investiu R$ 1,8 milhão. Não há investimento do governo federal no evento.

E pra já chegar preparadx pra militar e festejar, preparamos uma thread de videoclipes LGBT+ cheios de representatividade e muita história pra contar.

Então, sobe na garupa e vem – pa-pa!

Luísa Sonza, Pabllo Vittar – Garupa

A comunidade LGBT+ luta contra a falta de representatividade em todas as mídias. E na busca de construir um universo “Marvel” em seus filmes, o diretor Felipe Sassi produziu sua trilogia cheia de referências com os clipes Bumbum No Ar, Coisa Boa e YoYo. Mas eu diria que essa história se inicia com “Problema Seu” dos diretores João Monteiro e Fernando Moraes – Os Primos.

Pabllo Vittar – Problema Seu

A Teoria

Após a agente secreta, Pabllo Vittar, resgatar a jóia da justiça, Lia Clark e Wanessa Camargo são recrutadas para interceptar o plano de um político do mal. Mas infelizmente elas são presas e atrás das grades encontram Gloria Groove que já vinha planejando sua fuga. Com ajuda de Iza, Groove deixa a cadeia e inicia seu plano de salvar o mundo do tédio e da inércia.

Lia Clark – Bumbum No Ar (feat. Wanessa Camargo)
Gloria Groove – Coisa Boa
Gloria Groove – YoYo (feat. IZA)

Agora que a representatividade foi restaurada é hora de chamar a beleza e se preparar pra jogar a bunda porque o fervo também é luta!

Pepita – Chama Beleza
Aretuza Lovi, Pabllo Vittar, Gloria Groove – Joga Bunda
MC Queer – Fiscal

De olhos bem abertos

O Brasil é considerado um dos países que mais mata LGBTs do mundo. Um levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB) aponta que, em 2017, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foram mortos em crimes motivados por homofobia. O número representa uma vítima a cada 19 horas – índice recorde desde que o monitoramento anual começou a ser elaborado pela entidade, há 38 anos.

Em tempos obscuros, enfim, uma notícia boa!

No dia 13 de junho, o Supremo Tribunal Federal aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia, agressões que a partir de agora são tipificadas da mesma forma que o racismo — ou seja, um crime hediondo, inafiançável e com pena de dois a cinco anos de prisão para o agressor.

Mas mesmo assim a opressão causa muito sofrimento para LGBTs que se veem obrigados a se esconder, a ter uma vida dupla e até chegar ao extremo do suicídio.

Rico Dalasam – Procure
Jão – Me Beija Com Raiva
Johnny Hooker (part. Liniker) – Flutua

Lugar de Fala

GLS era frequentemente utilizado no Brasil para categorizar produtos, serviços e até eventos como “espaços gays”. A ABGLT (Associação Brasileira LGBT) acredita que o termo GLS é excludente porque ignora diversas orientações sexuais e identidades de gênero, além de colocar o ‘protagonismo’, de certa forma, nos gays.

Há alguns anos a sigla LGBT passou a ser adotada, por englobar também bissexuais, travestis e transexuais e trouxe o L, de lésbica, como letra inicial para destacar a desigualdade de gênero que também diferencia homossexuais femininas e masculinos.

Então, aqui me retiro e dirijo a fala a quem é de direito.

Carol Biazin – Segue Com A Tua Vida
Ana Carolina – Não Tem no Mapa

Esperamos que possamos ser mais tolerantes e evoluídos para que enfim, o amor vença!

Postado por Tiago Cardoso
@streetiago

Gabeu – Amor Rural

Fontes:
https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/06/21/parada-lgbt-sao-paulo.html
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/06/21/mesmo-com-criticas-de-bolsonaro-parada-lgbt-deve-receber-12-mais-turistas.htm
https://www.revistaforum.com.br/sob-governo-bolsonaro-brasil-despenca-no-ranking-de-paises-seguros-para-lgbts/
https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/13/supremo-criminaliza-a-homotransfobia-o-que-acontece-agora.htm
https://medium.com/@pinkads/o-que-significa-a-sigla-lgbtq-e-quais-s%C3%A3o-as-outras-siglas-utilizadas-e3db6ec5181f

Marcado com , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: