O VERDADEIRO PROPÓSITO DA MESA POSTA, É IMPRESSIONAR?

Muitos entendem que Mesa Posta é aquela mesa que vemos somente em formaturas e casamentos, com sousplats, toalhas maravilhosas, as melhores louças, taças, flores, ou seja, tudo o que temos direito.

Porém, nós da Mesa Requinte difundimos que Mesa Posta pode ser feita na sua casa para receber aqueles que são especiais pra você ou mesmo no seu dia a dia o ano todo. Você pode usar tudo o que tem pra tornar seu momento à mesa, com família e amigos, muito mais especial.

Somos muitos visuais, sim, somos! Porém, não é este sentido que move toda a força que o movimento da mesa posta ganha no Brasil e no mundo, dia após dia.

Nós arrumamos a mesa, a casa, fazemos uma refeição gostosa pra TROCAR NOSSA MELHOR ENERGIA COM AQUELES QUE MAIS AMAMOS. É nela que passamos os momentos mais gostosos, que conversamos olhando nos olhos e que construímos os laços da nossa família e até o caráter dos nossos filhos. Ou seja, na mesa se constroem nossas melhores memórias e que há a verdadeira conexão. Aposto que nem você achou que a mesa era assim tão importante.  E sim, ela é de suma importância na casa de uma pessoa.

Se na sua casa a mesa é enfeite, troque você o olhar sob a mesa e tudo de bom que ela pode proporcionar a vocês!

Esta prática ganha força por isso, por que se não priorizarmos nossa família, os laços não surgem, as memórias não se formam. Você prioriza a sua família? Coloca o seu melhor pra eles, ou guarda tudo só pra usar no natal e ainda por cima pensando nas visitas?

Só pra encerrar, nós temos uma bandeira que é o #pratiquemesaposta, ou seja, comemore todo e qualquer momento que te “der na telha”, suas pequenas vitórias, algo que você queria muito e se realizou, as metas atingidas após muito suor e ralação ou apenas um dia que você acordou feliz e quer dar graças à vida de uma forma mais especial. Ai sim a mesa posta ganha sentido.  

Vou dar um exemplo pra não parecer um monte de palavras descabidas jogadas num texto. Quando eu fiquei grávida (depois de 5 anos de trabalho intenso dentro de multinacional, de duas faculdades suadas, de decidir pedir demissão com um salário incrível e uma vida mais do que estável – após um ano de casada- pra ir morar na mesma cidade do meu marido, e de tantos outros percalços) este foi um dos dias mais felizes em toda a minha vida. Fiz uma mesa, estourei champagne junto ao meu esposo e fizemos uma baita celebração, só pra nós dois, com tudo o que tínhamos direito. Este era um momento mágico que ficou eternizado em minha memória num momento de celebração à mesa.

Você tem este hábito, faz mesa posta pra família e amigos?

Tenho certeza que suas recepções têm muita qualidade, pois você demonstra, até no mais mínimo detalhe, seu amor por aquelas pessoas que te cercam, aproveitando ao máximo o momento, fazendo dele uma verdadeira experiência incrível.

Você não tem? Comece agora mesmo esta mudança em sua vida! Tenho certeza que você vai se apaixonar. Contem comigo sempre que precisarem de qualquer orientação!

DICAS BÁSICAS DE ETIQUETA À MESA

Vou passar para vocês, toques básicos sobre a montagem de uma mesa formal, segundo às regras internacionais da escola europeia de etiqueta. Numa mesa formal vemos os itens abaixo, montados conforme indica a foto:

Pra facilitar o conhecimento, dizemos que tudo que é feminino fica do lado direito (a taça, a faca e a colher) e o que é masculino do lado esquerdo do prato (o garfo e o guardanapo – quando não se coloca no meio do prato, fica à esquerda do garfo – o prato de pão).

Inicia-se a refeição de fora para dentro, ou seja, de acordo com a foto, certamente haverá um prato com sopa ou consomê de entrada, pois a colher esta colocada à mesa na linha da refeição principal.

Na sequência, conforme indica a mesa foto, haverá uma salada, no qual se utilizará os talheres menores para comer, e o prato principal, onde serão utilizados os talheres maiores. Este tipo de apresentação de mesa será feita em eventos mais requintados, tornando o encontro elegante e sofisticado.

Temos outros tipos de montagens de mesas e em cada um deles um serviço diferente, Pra aprender mais, conheça nossos cursos de etiqueta à mesa e etiqueta social!

Na hora da sobremesa, usaremos a linha de cima do prato. Notem que os talheres são posicionados de forma que, se voltassem pro lugar original (do prato principal) eles ficariam na mesma posição.

Pra finalizar, colocamos a posição das taças, igualmente importantes. A primeira que vem a nossa mão é a taça de água, a maior de todas do jogo, seguida pela taça de vinho tinto e de vinho branco. Caso seja servido espumante, a taça fica na parte de trás, entre as taças de água e de vinho. Não é necessário utilizar todas as taças em casa, somente aquelas previamente escolhidas pelo anfitrião para perfeita harmonização com o cardápio preparado.

Nota Importante: Não se usa taça colorida para servir vinho, tendo em vista que, para uma correta degustação de vinho, se torna necessário ver a coloração, a lágrima que se forma na taça, etc. Assim, usamos taças coloridas para substituir somente a taça de água, suco e refrigerante no seu jogo original.

Há quem reclame que estas regras só servem pra engessar as pessoas, que são uma frescura, etc. Porém, não vejo razões pra reclamações quanto a regras tão universais. Elas facilitam, e muito, a vida das pessoas. Imaginem se, em cada parte do mundo, as regras de etiqueta à mesa fossem diferentes, seria um verdadeiro caos. Dessa forma, com a padronização, nos sentimos familiarizados e não passamos sufoco em lugar nenhum. #ficaadica

A etiqueta veio pra transformar você na melhor versão de si mesmo, gerando autoconfiança pra que você dê o seu melhor em qualquer relacionamento.  Seja inteiro ao se relacionar e extraia todas as possibilidades em qualquer lugar que você vá!

Por fim, sugiro que você treine esta montagem em casa pra fixar o conteúdo e arrasar nos próximos encontros. Vale super a pena!

Com carinho,

Postado por:

Ju Gorla | @mesarequinte | Site Mesa Requinte

Juliana Gorla Villas Boas é advogada e contadora de formação, mas meseira assumida de coração.

Marcado com , , , , ,

16 comentários em “O VERDADEIRO PROPÓSITO DA MESA POSTA, É IMPRESSIONAR?

  1. Adorei as dicas, agora é praticar a mesa posta e encantar a família.

  2. Que matéria legal! Dicas muito legais !!! Parabéns!!!!

  3. Parabéns e seja bem-vinda ao Blog Juliana! Excelente artigo! Obrigada 🙏🏼

  4. Oi Ju
    Vc sempre com informações e atualizações ótimas para nos ajudar.
    Bjs.

  5. Adorei querida…dicas maravilhosas…Vc realmente é referência na área 😉😘

    1. Dicas excepcionais para uma bela mesa!!!! Sucesso Ju 😘😘👏🏽👏🏽👏🏽

  6. Show! Amei o texto e as dicas. 👏 Parabéns, cada dia melhor o seu trabalho 💕

  7. Arrasouuu👏🏻👏🏻👏🏻parabéns. Bjos

  8. Eu acho muito importante uma mesa bem arrumada! Pode ser simples, com a louça que tenha em casa, a Mesa Requinte é referência e sabe como ensinar a montar uma mesa lindíssima!!

  9. Amo uma mesa posta! Parabéns!!!

  10. Fico muito feliz em publicar um conteúdo que muda a vida das pessoas e que incentiva a gentileza e elegância nos menores gestos!

  11. Parabéns, adorei conhecer o sentido de todos à mesa.

    1. Sou suspeita pra falar, afinal sou sua fã, e cliente, e aluna. Meu comentário é: Parabéns pelo texto e por desmistificar a mesa posta como sendo apenas para impressionar, mas sim assumindo o real propósito que è receber com amor e carinho, celebrando os bons e importantes momentis felizes com amigos e família!

  12. Adorei!
    Com todo esse contexto familiar e sobre conexões, faz todo sentido abraçar a causa #pratiquemesaposta!
    Lindo artigo!

  13. Excelente texto! A Ju é uma profissional maravilhosa que consegue transmitir o verdadeiro significado da mesa posta em palavras.

  14. Perfeito!

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: