Inverno e suas complicações respiratórias: saiba como evitar

familia-con-gripe

O inverno chegou e com ele muitos sofrem com as consequências do tempo frio, especialmente com as doenças respiratórias. Quem tem crianças em casa precisa redobrar os cuidados.

Resfriados, sinusites, amigdalites, pneumonias são as doenças mais comuns no inverno. Isso, porque o ar frio e seco do inverno causa ressecamento do muco existente nas vias aéreas, onde estão nossas células de defesa, e atrapalha o funcionamento normal do aparelho contra os micro-organismos causadores de infecções.

O alerta serve principalmente para locais com grande circulação de pessoas, como ônibus e ambientes de trabalho. A aglomeração de pessoas aumenta os riscos de transmissão da gripe. Por isso, após o contato com qualquer tipo de superfície é preciso ter o cuidado de higienizar sempre as mãos com álcool gel ou água e sabão.

Mas devemos ter atenção também em ambientes fechados e com muito pó, pois há um aumento da proliferação dos ácaros, que por sua vez atacam facilmente a mucosa do nariz, garganta e ouvidos, que são mais sensíveis e suscetíveis a infecções respiratórias.

Para evitar em casa a proliferação dos microrganismos,  deixe entrar sol na casa, essa é  primeira providencia a ser tomada. Se possível também colocar um desumidificador e anti-mofos em armários. E o mais importante, é preciso manter a casa sempre arejada, com janelas abertas para o vento circular e diminuindo excesso de umidade e aglomeração de bactérias.

E por último, evite sair de ambientes aquecidos sem agasalhar-se antes de se expor ao frio e evite a companhia próxima de pessoas com doenças respiratórias ou fumantes.

Gostou das dicas?  Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir lá no instagram e facebook  ver mais dicas.

Até a próxima leitura!

Alessandra Cardoso

Marcado com , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: