Hábitos saudáveis x Rotina maluca

Mas nutri, eu já sei o que eu tenho que fazer. Já fui em nutri antes e já sei tudo que está errado na minha alimentação.

Escuto isso com alguma frequência. E até concordo em parte.

Geralmente as pessoas já sabem o que está errado. Já sabem o que precisam melhorar. Você mesmo deve estar pensando agora que sabe certinho os pontos fracos, onde sua dieta vai por água abaixo e que precisa urgente mudar tal e tal coisa.

Aplicativos calculam dietas, inclusive com o perfil alimentar que você deseja seguir, se e vegetariano, se é sem glúten… esta parte a nossa tecnologia já faz. Ideias de novas receitas saudáveis também estão disponíveis por aí, pesquisando encontramos várias opções. Lógico, precisamos um mínimo de filtro para não cair em coisa equivocada também, mas sim, tem bastante receita legal saudável. Mas e ai? A questão de tudo isso será que não e o “COMO” executar tudo isso e realmente fazer funcionar?

Apenas saber o que deve comer e como preparar é só uma parte de um todo, porque a aplicabilidade vai além de uma ótima pesquisa virtual. Sem contar a individualidade de cada um, considerando particularidades de cada pessoa. Você pode pesquisar diversos perfis de Instagram e considerar diversas informações como relevantes sim, pode saber até quantas calorias tem este ou aquele alimento. E ai eu te pergunto: o que adianta saber tudo isso e não colocar nada em prática por não saber como executar?

Agora que entra o trabalho da nutri, e lógico, vou falar do meu trabalho onde aplico também ferramentas de desenvolvimento pessoal em minhas consultas. Tenho percebido cada vez mais que este é o ponto chave. Preciso entender o meu cliente e ajudá-lo a colocar em prática o plano alimentar da melhor forma possível de acordo com a realidade dele. A cada consulta elaboramos um novo planejamento e ele precisa ser viável, metas inatingíveis só servirão para frustrar. Claro que não existe milagre, o esforço é inevitável. Na correria do dia, com tantas coisas para fazer e ainda ter que ir no mercado, preparar os lanches, fazer o jantar… e tudo mais que engloba esta rotina de hábitos saudáveis é sim um desafio para muitos.

Por onde começar? Como organizar? E o mais difícil: fazer isto virar de fato um hábito! Eis a questão. Bora lá, nada simples mesmo. Além de foco e determinação é preciso muita persistência para não voltar tudo como era antes no primeiro final de semana.

Pense aí e me diga, o que você poderia fazer na sua rotina, para melhorar algum hábito que sabe que está errado. Talvez a sua alternativa já ajude alguém que esteja passando pelo mesmo desafio!

Postado por:

Sarah Simoni

Nutricionista (Universidade Feevale – RS) CRN 9464D
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP Centro de Nutrição Funcional – SC)

FACEBOOK | INSTAGRAM | SITE



Marcado com , , , , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: