Estalar os dedos: entenda o que acontece

Estalar os dedos é um hábito que muita gente tem. Seja pela sensação de prazer ou pelo barulho dos dedos sendo estalados, esse pequeno costume gera algumas dúvidas, pois há aqueles que dizem que o hábito é prejudicial aos ossos dos dedos e há aqueles que dizem que estalar os dedos não causa nenhum dano.

Entenda como acontece:

As articulações são locais de união entre dois ossos e contêm cavidades em que há um fluido chamado líquido sinovial. Há gases diluídos nesse fluido viscoso.

Quando os dedos são submetidos a alguma tração, os gases formam uma bolha que estoura, causando o típico barulho ou estalido.

Este fluido viscoso tem a função de limitar os atritos na articulação. Quando a pressão diminui nestas cavidades, bolhas de ar podem se formar no fluido sinovial.

O interessante é que logo depois de um estalo, dificilmente você consegue repeti-lo com a mesma intensidade. É preciso esperar alguns minutos para que o líquido volte a se acumular, gerando a diferença de pressão novamente.

Se não causam dor e são só estalos, não precisam ser vistos como um problema. Essa mania não traz motivo de preocupação. Trata-se de uma reação natural do organismo a um estímulo.

estalar-os-dedos

Ah!  E vale lembrar que os estalos não engrossam os dedos, como muitos pensam.

Vários estudos mostram que estalar as articulações regularmente não traz risco de artrite ou outras doenças comuns nas articulações. No entanto, estes estudos não são conclusivos e é difícil realmente apresentar uma confirmação sobre esta questão. A princípio, estalar os dedos não é perigoso.

Mas o exagero nunca faz bem a saúde!!!

Gostou dessa informação? Continuem aqui comigo e saiba que também estou no instagram e no facebook .      

Um beijo e até a próxima leitura!  

Alessandra Cardoso

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: