Estalar o corpo faz bem a saúde?

neck-3739667_1280 (1)

Você já viu ou conhece alguém que estala alguma parte do corpo? Acredito que sim.

O texto de hoje esclarece algumas dúvidas em relação a essa mania, nervoso, cacoete, ou como quiser chamar. Estalar as articulações do corpo em geral não é sinal de nenhuma doença. Existem diversas teorias para os estalos, mas nenhuma foi comprovada.

Uma delas é que esse som que escutamos quando estalamos os ossos dos dedos, do tornozelo, do ombro ou de qualquer parte do corpo deve-se ao fato do estouramento de bolhas com líquido sinovial presentes nas articulações.

Esse líquido, que preenche o espaço entre dois ossos, contém gases dissolvidos na sua composição. Quando há um movimento brusco (um estalar de dedos, por exemplo), a pressão na área diminui. Isso faz com que o gás se agrupe em forma de bolhas, essas sim, responsáveis pelo ruído.

Algumas pessoas estalam alguma parte do corpo mais do que outras, porém  como não é entendida como uma manifestação perigosa , e não gera dor, não é necessário procurar um especialista. Mas no caso de dor, é necessário a ajuda de um profissional habilitado.

 Uma curiosidade de muitas pessoas é saber se as “juntas” engrossam.

O engrossamento dos dedos é sinal de um processo degenerativo e ainda não há estudos mostrando que estalos causam essa degeneração. Esse processo degenerativo é chamado de osteoartrose, conhecido popularmente de problemas nas juntas, que é uma doença relacionada com a lesão degenerativa da cartilagem articular, mas nada tem  haver com os estalos. Um dos poucos fatores mecânicos que poderia contribuir com a osteoartrite é a solicitação exagerada dessas juntas. Isso acontece com pessoas que trabalham realizando movimentos repetitivos horas a fio.

Alguns estudos mostram que o problema esta em perder as forças para segurar um objeto e que muitos pacientes que participaram do estudo, sofriam de inchaço depois de anos estalando os dedos da mão.  Porém, são necessários mais estudos para saber se realmente estalar, faz tanto mal as articulações.

Sabendo disso, é melhor evitar.

Por isso é aconselhável não manter o hábito de se estalar, não torná-lo frequente, mesmo que de vez em quando.

A melhor maneira de evitar esse problema é praticando exercícios físicos. A falta de movimento enfraquece os músculos, por isso sente-se como se estivessem pressionados ou cansados. Isso causa uma espécie de ciclo vicioso, onde a pessoa volta a estalar os dedos para sentir um relaxamento durante algumas horas, até repetir o movimento.

Existem técnicas utilizadas por fisioterapeutas especializados em osteopatia e quiropraxia, que também provocam estalos mas são  tratamentos sérios e claro, são diferentes dos movimentos realizados pelos próprios pacientes. Além disso o profissional irá avaliar e verificar qual a região que necessita ser liberada para gerar um equilíbrio no corpo e assim melhorar sua dor, trazendo um conforto muscular.

Gostou dessa informação? Continue acompanhando e compartilhem com amigos e familiares. Estou também no instagram e facebook .

Grande abraço,

Alessandra Cardoso

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: