Entre nós – Viva o presente

Viva o presente

Olá, eu sou a Nicole!

Sou designer, sonhadora, entusiasta da fotografia e da escrita. Meu desejo é levar um pouco de amor em cada texto que eu escrevo e tocar o coração das pessoas.

Com esse intuito, Entre nós é um espaço aberto à reflexão de temas do cotidiano no qual histórias, lugares e pessoas se cruzam.

A ideia principal é mostrar uma variedade de temas que elevem nossa humanidade e o contato com a empatia. Dentro da coluna poderão ser propostos livros, filmes, músicas, assim como outras mídias, mas de forma diferenciada de uma mera resenha.

No final de cada texto, uma pergunta será deixada ao leitor para que ele reflita sobre o tema e crie nós, laços apertados, com a humanidade presente em cada um de nós.

Não sou uma pessoa que acredita em signos e na sua influência sobre nossa vida, mas em uma tarde tediosa resolvi fazer meu mapa astral. Eis que me deparo com a seguinte previsão:

“À primeira vista pode parecer contraditório ser do signo cuja atenção se volta para o futuro (Aquário) e ao mesmo tempo ter o ascendente num signo voltado para o passado (Câncer).

De certa forma é uma situação de fato contraditória e incorre no risco de você se concentrar pouco no presente, ficando sempre com sua atenção voltada para o que aconteceu ou para o que ainda virá.”

Personare

Esta descrição me fez pensar em quanto tempo estamos dedicando a realmente viver o presente, aproveitar o momento. Sinto que perdemos muito tempo pensando sobre o passado, às vezes com nostalgia, às vezes cheios de arrependimentos, e nos preocupando com o futuro que é incerto e metamórfico.

Quanto de nossa energia está sendo desperdiçada nessas preocupações, nesses arrependimentos? Estamos gastando um tempo precioso pensando em vez de vivendo.

Estamos deixando de apreciar o momento. De contemplar toda a beleza de experimentar cada situação na sua essência. Estamos deixando de nos maravilhar com as pequenas coisas, com sorrisos, o amanhecer, o canto dos pássaros e o vai e vem do mar.

A vida moderna exige uma rapidez frenética. É preciso estar formado com 22 anos, é preciso ter um emprego com 23, se casar aos 27, ter uma vida financeira estável aos 30, constituir família até os 33 e ter bens imobiliários relevantes até os 40.

Mas, eu me pergunto, a quem queremos enganar?

São metas de vida e prazos que não respeitam o ciclo de cada um de nós. São irreais e só causam uma desmedida ansiedade no nosso interior.

E nesse passo, vamos perdendo nossa essência. Nos perdendo de quem realmente somos até chegarmos ao ponto de não nos reconhecermos.

Carpe diem. Aproveite o momento.

A vida é uma caixinha de surpresas e é preciso estar presente para viver o momento. Desacelerar os pensamentos e contemplar cada situação.

Respeite seus ciclos. Faça uma viagem extraordinária no seu interior e descubra sua essência. Autoconhecimento faz parte da busca por um bem-estar mais amplo e duradouro.

Eu ainda estou nessa jornada e, admito, penso muito sobre o passado e o futuro. Mas decidi que posso tornar a vida mais leve ao experimentar viver o presente em vez de apenas pensar sobre tudo.

E você, em que tempo tem vivido ultimamente?

 

Nicole Cichovski Begot

Instagram | Facebook

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.