Dormir: saiba a posição ideal

AE6F2D0A-2071-4379-B5C9-248338858B19   Qual a sua posição preferida pra dormir?

A posição em que dormimos é fundamental para uma noite de sono tranquila, confortável e sem surpresas ao acordar.

Na verdade dependendo da forma que você dorme pode estragar ou beneficiar a sua noite, pois para descansar e relaxar os músculos é necessário um suporte adequado para não tensionar ou torcer as articulações. Sentir dores no pescoço, costas ou na cabeça ao acordar pode ser sinal de uma noite mal dormida.

Identificar a origem e corrigir o problema o quanto antes pode evitar complicações mais sérias no futuro. Além de outros hábitos serem necessários para melhorar a qualidade geral do sono e da saúde, como a prática de exercícios físicos, controle de peso e uma alimentação saudável e balanceada.

vamos as posições:

  • A posição mais adequada para dormir é a fetal, ou seja de lado e com as pernas levemente flexionadas. Um travesseiro entre as pernas, mantendo os quadris alinhados e um outro para abraçar faz com que a coluna permaneça em equilíbrio sem tensão sobre os músculos. Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco e é a melhor escolha para quem tem apnea do sono. Mas existe pessoas que não se sentem confortáveis com qualquer posição e sempre dá um jeitinho de dormir na posição que mais gosta e não a ideal.
  • A posição de barriga para cima, não é uma boa posição mas com algumas dicas pode ser uma opção.  O indicado é utilizar um travesseiro da altura ideal para o seu pescoço, para evitar uma tensão muscular. Um travesseiro também deve ser colocado embaixo dos joelhos para que eles fiquem menos estendidos, relaxando os músculos das coxas e da lombar.
  • A posição de bruços é a menos do indicada, devido o desalinhamento da coluna, deixa o metabolismo lento, os órgão ficam pressionados, sem falar do pescoço que é torcido para o lado cada vez que se muda a posição. Quando é colocado um travesseiro a situação piora, pois a cabeça fica muito elevada, fora do alinhamento corporal.

Outra característica dessa posição é forçar a região lombar, provocando fortes dores na coluna, dor nos ombros, torcicolo e até bursite e tendinite. 

Fique atento também ao tipo de travesseiro, colchão e cama a serem usados.

Infelizmente não conseguimos controlar o nosso sono, mas lembre-se que ficar por 6h a 8h na mesma posição, sendo incorreta, pode trazer malefícios para sua saúde. 

A noite de sono é o momento que temos para descansar os músculos e a mente. Renovar as energias e impedir que você se sinta cansado durante o dia.    

Gostou deste conteúdo?  Qual a sua posição favorita para dormir? Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir no instagram e facebook  ver mais dicas.

Um bj e até a próxima leitura!

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: