DECANTER PRA QUÊ SERVE ?

Você já abriu uma garrafa, serviu sua taça e tomou um vinho que não te impressionou de cara, mas, deixou um tempo ali na taça pra conversar ou fazer outras coisas e quando foi tomá-lo novamente, achou ele melhor

Ou, tomou um vinho e amou, comprou outro igual, levou pra casa, mas quando foi tomar achou que estava muito diferente do primeiro

Bem, tenho uma notícia…isso acontece MUITO e pode ser pra melhor ou pra pior.

É comum, em uma degustação eu escutar que o vinho “melhorou muito depois de um tempo na taça”.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Essas situações podem ocorrer por 3 motivos:

Tinha um gosto forte na sua boca (chiclete, pasta de dente, algo que comeu…), que atrapalhou a sensação do primeiro gole. Se for isso, no segundo ele vai melhorar!

O vinho estava abaixo da temperatura ideal (ele gelado “congela e esconde” os aromas). Assim, em pouco tempo ele alcançará a temperatura correta e melhorará!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O vinho ainda não alcançou o tempo de maturação que precisava na gf e por isso não mostrou seu potencial. A solução é o nosso tema de hoje…use o DECANTER!

Na atualidade, os vinhos estão prontos pra serem tomados e podem ir direto da garrafa pra taça, mas alguns, como os tintos jovens e robustos podem ter um ganho incrível de aromas se decantados. 

São os tintos mais complexos que ainda não atingiram o tempo indicado de guarda (informação que tem na ficha técnica deles e, as vezes, no verso das garrafas), o que acontece muito, principalmente com os europeus, que podem ter taninos imaturos e quando abertos antes da hora, estarão fechados e darão uma sensação grosseira no paladar…mas calma, siga os passos abaixo.

Passe o vinho pra um decanter, deixe uns 10 minutos (o tempo depende da idade do vinho), assim, ele terá contato com oxigênio e vai “acordar” (como dizemos no mundo dos vinhos) e mostrar a que veio…os taninos vão amaciar e os aromas se libertarão…sua experiência de degustação será muito mais prazerosa!

A decantação ajuda tbm quando abrimos um vinho que está guardado há muito tempo, mas cuidado, pode estar passando do ponto, passe no decanter pra que ele “desperte” e ja volte pra garrafa pra beber. 

Existem decanters de varios modelos, tamanhos e preços. O meu (no vídeo) é um modelo tradicional da marca Bohemia e custa +- R$ 100,00.

Vale o investimento!

Postado por:

Lívia Marchi

Sommelier

ACOMPANHE PELO INSTAGRAM



Marcado com , , , , ,

2 comentários em “DECANTER PRA QUÊ SERVE ?

  1. Adorei as dicas sobre decanter. Parabéns.

    1. Obrigada 😊

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: