Camomila – A Flor de Tantos Poderes

A planta medicinal escolhida hoje é a Camomila, também conhecida no Brasil como Matricária, Camomila Branca, Camomila dos Alemães ou Manzanilha Comum, tendo nomes populares parecidos em outros locais do mundo.

É uma planta herbácea de pequeno porte, anual e aromática, da família das Asteraceae (compostas) e do gênero Matricaria, que possui umas cinquenta variedades, dentro delas as mais conhecidas e usadas são a Matricaria chamomilla L., Matricaria recutita, Chamomilla Recutita. As espécies de camomila são originárias da Europa, Norte da África e Ásia Ocidental, sendo bem cultivada em toda a América. A espécie foi levada ao México durante as colonizações e rapidamente se estendeu para o resto do continente americano. Ela prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem a outros climas, desde que não seja muito quente e úmido. É uma das plantas de uso mais antigo na medicina tradicional europeia, egípcia e grega, e hoje é incluída oficialmente nas farmacopeias de quase todos os países.

A origem do seu nome é proveniente do grego Chamaimelon ou Khamaimélon, que significa “maçã da terra”, KHAMAI é “na terra, ligado a ela”, e MELON é “fruta, maçã”, pois o seu perfume lembraria o das maçãs, de acordo com os gregos. Já a denominação Matricaria, se origina da palavra “matriz”, fazendo referência ao seu uso popular nos transtornos menstruais femininos, a ”matriz”.

A camomila é uma das ervas aromáticas mais antigas e populares do mundo, usada a milênios como ornamental, medicinal, em cosméticos e na alimentação, é conhecida como um dos mais representativos “chás da vovó” e é introduzida até mesmo em contos de fadas e antigas canções de ninar, que cantam suas virtudes. Os egípcios tratavam uma doença parecida com a malária, com o chá de camomila, além disso, ofereciam suas flores como oferenda ao sol, devido sua cor e poder. Existe um velho ditado que dizia: “…Em cada jardim ou pomar onde há plantas doentes, plante camomila perto delas e elas vão se curar…”. Para a cultura anglo-saxônica, a camomila era chamada Maythen e era uma das nove ervas sagradas que Deus Odin ou Woden ofereceu ao mundo. Diz a lenda que a camomila é uma planta de poderes mágicos que atrai sorte e dinheiro, e muitos jogadores antes de partidas importantes, costumam lavar suas mãos no chá de camomila para trazer sorte ao jogo, já plantada ao redor da casa, dizem que a camomila afasta a inveja e o olho gordo, além de trazer prosperidade aos moradores, não custa nada tentar, além desses poderes é linda, atrai polinizadores e tem propriedades medicinais!

Imagem de Manfred Richter por Pixabay

Mas agora vamos ao que mais nos interessa neste momento, suas propriedades medicinais. A parte utilizada nos preparos fitoterápicos são suas flores, delicadas e perfumadas, com pétalas brancas e o centro amarelo dourado, que parecem com minúsculas margaridas, de onde se extrai seus princípios ativos, que conferem a camomila uma variada ação terapêutica. Dentre eles, podemos destacar os seus principais componentes fitoquímicos: óleos essenciais, glicosídeos, cumarinas, colina, furfurol, terpenos, taninos, ácidos graxos, matricarina, umbeliferona, querametrina, sesquiterpenos, flavonoides, alfabizabolol e azuleno, entre outros. Esses dois últimos, o alfabizabolol e azuleno, são bastante usados na indústria farmacêutica e cosmética. E devido a esses componentes a camomila possui várias propriedades medicinais, ela é antiinflamatória, antiespasmódica, sedativa, relaxante, calmante, antiemética, carminativa, antialérgica, reguladora das funções gastrointestinais, antisséptica, antimicrobiana, analgésica e adstringente.

A Camomila pode ser usada internamente na forma de chá de infusão, tintura e na culinária. Como também, pode ser aplicada externamente, na forma de compressa do chá ou da tintura, emplastro, creme, pomada, xampu, sabonete, produtos para higiene bucal, lavagem nasal, inalação, máscaras faciais, pós-barba, pós-depilação, pós-sol, produtos para bebês e banhos de assento, pois tem ótima ação medicinal na pele, no cabelo e nas mucosas.

Se você não tem a Camomila plantada em casa, pode encontrar facilmente a sua flor seca e pronta para uso em mercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Mas deve tomar cuidado com a procedência do produto, certificação da ANVISA, prazo de validade (todas essas informações devem constar na embalagem) e a aparência da erva, que deve estar bem seca e íntegra, evite comprar plantas medicinais em pó, pois fica difícil diferenciar das outras ervas e garantir a qualidade.

Segue algumas indicações e receitas de formas de uso caseiro da Camomila, para você aproveitar suas propriedades medicinais com segurança:

Imagem de Couleur por Pixabay.

Uso interno

Internamente a camomila é indicada como calmante de quadros leves de ansiedade, estresse, tensão nervosa, insônia, dores de cabeça, náuseas e para diminuir febres. O chá é digestivo e calmante de cólicas digestivas, intestinais, menstruais e abdominais com gases, também indicado para as cólicas dos bebês, porém, em baixa dosagem e bem diluído. Para uso interno, podemos fazer a ingestão do chá ou da tintura diluída em água. Segue abaixo as receitas:

  • Chá de Infusão: O Chá é feito através da infusão, por se tratar de flores delicadas, onde a água fervida é vertida sobre as flores, tampando e deixando descansar por 5 minutos. A dosagem segura para fazer o chá é de 1 colher de sobremesa da planta fresca ou 1 colher de chá da planta seca para 1 xícara pequena de água (aproximadamente 150ml). Para ter um bom resultado de sua ação devemos tomar o chá sem adoçar, 3 vezes ao dia, entre as refeições.
  • Tintura: Para fazer uso interno da tintura de camomila, tome 1 colher de chá da tintura (5ml), diluída em meio copo de água, duas ou três vezes ao dia. Você pode comprar a tintura já pronta em farmácias de manipulação ou fazer sua própria tintura. Você deve estar se perguntando como fazer sua própria tintura, mas este é um assunto para uma matéria inteira, então na próxima eu ensinarei a fazer as tinturas e garrafadas tão usadas na nossa cultura popular brasileira.
  • Culinária: Tem uma receita muito interessante de Bolo de Laranja com Camomila, vale a pena experimentar em casa e incluir a camomila no seu bolo de laranja.

Uso externo, para contusões, ferimentos, queimaduras, eczemas, alergias, banhos de assento, processos inflamatórios e uso estético

Externamente, podemos fazer o uso tópico da camomila, através de diversas formas de uso caseiro, segue abaixo algumas delas:

  • Compressa com o chá (feito como explicado acima) ou com a tintura: Embebendo gaze ou algodão no chá (em temperatura ambiente) e aplicando no local desejado, de 30 minutos a 1 hora, 2 a 3 vezes ao dia. Você pode fazer a mesma coisa usando a tintura da camomila, diluindo 1 colher de chá da tintura em 1 xícara de água e aplicando com algodão/gaze no local desejado;
  • Emplastro ou Cataplasma: Para fazer utiliza-se flores amassadas em pilão, de vidro ou louça, com um pouco de água filtrada, numa quantidade suficiente para cobrir o local, coloca-se essa mistura sobre uma gaze ou tecido permeável, e aplique sobre o local, de 30 minutos a 1 hora, 2 vezes ao dia.
  • Para banhos de assento ou de imersão: Usar 2 colheres de sopa da planta seca e 3 colheres de sopa da planta fresca, para cada litro de água de água fervente, deixe esfriar até ficar agradável para o uso e fique em imersão por no mínimo 30 minutos. O banho de assento é indicado nos casos de coceiras, infecções e inflamações vaginais (como a candidíase), e também na recuperação do pós-parto. O banho de imersão com a receita acima diluída em uma banheira pode ser feito para bebês, crianças e adultos com o intuito de relaxar e melhorar o sono.
  • Tônico/Higiene: O chá da infusão da camomila (feito como explicado acima), em temperatura ambiente, pode ser usado como tônico para limpeza facial de peles sensíveis, acneicas, oleosas, inflamadas e alérgicas. Além disso, pode ser usado na higiene dos bebês, para a limpeza nas trocas de fralda, evitando as alergias, irritações da pele e assaduras.
  • Bochecho, Gargarejo e Lavagem nasal com o chá (feito como explicado acima, em temperatura ambiente): Fazer bochecho ou gargarejo 3 vezes ao dia, com o chá em temperatura ambiente, em casos de faringite, amigdalite, inflamações e ferimentos da gengiva, da mucosa bucal, nasal e da garganta. Pode ser usado também para lavagem nasal em caso de rinite alérgica. Você também pode fazer o gargarejo ou bochecho usando a tintura da camomila, diluindo 1 colher de chá da tintura em 1 xícara de água. Obs: Estudos na área da odontologia verificaram e comprovaram a ação da camomila como agente antibiofilme da Candida Albicans e Enterobacter Cloacae, da cavidade oral (RGO, Rev. Gaúch. Odontol. vol.66 no.2 Campinas abril / junho de 2018).
  • Inalação: Indicado para rinite alérgica, usando seu chá para fazer uma inalação caseira. Colocar 1 colher de sopa de camomila seca em uma bacia de aço-inox, e jogar água 1 litro de água fervente sobre as flores, sentar-se a frente e colocar o rosto bem em cima da bacia (com muito cuidado) com um pano ou toalha para cobrir a cabeça e inspirar pelo nariz o vapor de 15 a 20 minutos.
  • Clareador de pelos e cabelos: O chá da camomila pode ser usado como clareador, deixando um lindo tom dourado nos pelos e cabelos. Aplique o chá em todo o cabelo já limpo, como um último enxágue, sem lavar depois. Só tome cuidado, pois ao secar seus cabelos o chá pode manchar a toalha.
  • Em tratamentos estéticos: Tem ótima ação como clareadora, antiinflamatória, adstringente e emoliente da pele, o chá de camomila é perfeito para hidratar argilas em tratamentos estéticos, principalmente para peles sensíveis e agredidas.
  • Compressa para olheiras: O chá gelado na forma de compressa alivia olheiras e inchaços na região dos olhos. Aplicar o algodão embebido em chá de camomila gelado na região dos olhos, deixando descansar por 30 minutos, renovando o líquido frequentemente.
  • Pomadas, cremes e loções: A tintura e o chá da camomila também podem ser usados para fazer pomadas, hidratantes, loções pós-sol, pós-barba, pós-depilação e produtos para bebês, devido o alfabizabolol e azuleno, que são antimicrobianos, adstringentes, antiinflamatórios e calmantes da pele. Perfeito para peles sensíveis, delicadas e agredidas, além de melhorar as alergias, queimaduras, ferimentos, picadas de inseto e eczemas.
  • Almofada e bolsa térmica: Com as flores da camomila seca, podemos fazer almofadas e bolsas, que podem ser aquecidas por alguns instantes no forno pré aquecido, mas já desligado, e usadas para melhorar o sono, acalmar cólicas e diminuir dores musculares. Pode-se usar grãos de arroz ou trigo junto, para manter o calor por mais tempo. Ao aquecer as flores da camomila liberam seu óleo essencial, potencializando o tratamento.

São muitos os benefícios que a Camomila possui, porém, assim como todas as plantas medicinais, a camomila também possui contraindicação e cuidados no uso. Grávidas ou em lactação, devem ingerir com cuidado e em baixa dosagem, estudos indicam que o uso de plantas ricas em flavonoides, como a camomila, deve ser evitado por gestantes, principalmente no último trimestre de gestação, pois à ação anti-inflamatória destes metabólitos podem prejudicar o funcionamento do coração do bebê. Evitar o uso em pessoas alérgicas por plantas da família Asteraceae, poispode causar rinite alérgica ou dermatite de contato. Em caso de superdosagens, podem ocorrer náuseas, vômito, excitação nervosa e insônia.

Agora que você conhece a Camomila, aproveite as propriedades, poderes e magias desta planta tão linda, delicada e com tantos benefícios, que nos reconecta com a natureza e com o meio ambiente, promovendo mais saúde, bem estar, autocuidado e reconexão natural com a nossa essência divina. Inclua a Camomila no seu dia-a-dia e use-a para sua saúde, beleza e bem estar!

Imagem de Natalia Koroshchenko por Pixabay 

As plantas medicinais te encantam e você gostaria de aprender a usá-las de forma caseira e segura? Então entre em contato para agendar um atendimento ou saber quando será meu próximo curso de plantas medicinais. As informações para contato estão em nosso site www.natupoint.com.br e acompanhe-me também nas redes sociais Instagram e Facebook: @natupoint.

Postado por:

Clara Quinto – Atitudes e Pensamentos para a Reconexão com a Natureza

Olá, meu nome é Clara Quinto, sou mulher, mãe, amante das plantas e de todos os benefícios que a natureza nos proporciona. Sou Naturóloga, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Terapeuta Floral, Mestra em Reiki, Massoterapeuta e atuo com diversas terapias naturais, corporais e energéticas. Além disso, amo ensinar, então ministro cursos, oficinas e vivências na minha área. Vejo o mundo de forma holística e compreendo o homem como um ser BIO-PSICO-SOCIAL-ESPIRITUAL que necessita de equilibrio em todos os aspectos para ter saúde, bem estar e qualidade de vida. Sou Idealizadora e Proprietária da Natupoint – Espaço de Saúde & Cultura, que possui um espaço preparado para cumprir com a minha missão, a de ajudar as pessoas a se reconectar com a natureza e com a sua própria essência divina, na busca de equilíbrio, saúde e bem estar.

INSTAGRAM



Gratidão pela atenção e até a próxima!

Marcado com , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: