Quais os benefícios dos Cogumelos?

Shitake, shimeji, champignon e companhia são reverenciados na África e na Ásia há milênios por seu sabor ora marcante, ora delicado, e textura única. Mas além de sabor, quem inclui algum fungo comestível no prato ganha também nutrientes. Mas quais os benefícios dos cogumelos para a saúde?

Então, existem diversas espécies de cogumelos comestíveis e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a prevenir doenças graves.

Portanto, os Cogumelos são ricos em nutrientes importantes para a boa manutenção do organismo e em propriedades medicinais, os benefícios dos cogumelos comestíveis, como também são chamados, saltam à vista e chamam a atenção.

Atualmente, para se ter uma ideia, existem cerca de 12 mil espécies de cogumelos no mundo, sendo que somente 2 mil são considerados próprias para a alimentação, mas apenas 35 espécies estão disponíveis para comercialização.

Benefícios dos Cogumelos
Ilustração: Ana Cossermelli / SAÚDE é Vital

Muita gente ainda resiste em colocá-los no prato, por não gostar ou por achar que não gosta mesmo sem provar.  Além disso, existe também o receio de confundir os cogumelos comestíveis com cogumelos venenosos. Por isso, o ideal é consumir apenas os que estão identificados e os que já contam com estudos prévios sobre os benefícios de sua ingestão.

Mas quais os benefícios dos cogumelos comestíveis para a saúde?

Todos os cogumelos que acabam virando comida têm alguns benefícios em comum:

Benefícios dos Cogumelos

  • São fontes de proteína, vitamina B12 e de zinco;
  • Contém pouquíssimas calorias e carboidratos e muita água;
  • Possuem propriedades antioxidantes, e além de estimular a imunidade;
  • Aumentam a saciedade devido ao alto teor de fibras;
  • Ajudam a emagrecer, pois têm poucas calorias e pouca gordura;
  • Melhoram a saúde óssea, por conterem vitamina D e fósforo;
  • Previnem anemias, por terem ferro e vitamina do complexo B;
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças como câncer, colesterol e da pressão alta, por ser rico em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias; e por serem ricos em beta-glucana, uma fibra solúvel que ajuda contra doenças do coração.

Natural Killers

Contudo, estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer, devido às beta-glucanas, especialmente a lentinana. “Essa substância estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de Linfócitos “T” também conhecidas como “natural killer” que destroem as células cancerígenas”.

Assim, uma alimentação mais saudável é extremamente importante na prevenção de doenças e manutenção da boa saúde, e existem alimentos considerados grandes aliados nesta batalha pelo equilíbrio do nosso organismo.  E cogumelos fazem parte destes alimentos.

Então, as beta-glucanas presentes nos cogumelos, também teriam um efeito antidiabético. Diversos estudos preliminares realizados com roedores, entre eles um feito por uma Universidade na Coreia do Sul, mostraram que após consumirem o cogumelo-do-sol, que é rico em beta-glucanas, houve redução na concentração de glicose dos animais.

Essa mesma substância também pode ser interessante para o tratamento de portadores do vírus HIV. Como as beta-glucanas melhoram o sistema imunológico, elas também podem auxiliar no tratamento desta doença, contudo, estudos mais detalhados ainda são necessários, e vale lembrar que nada do que foi dito aqui, invalida o tratamento e acompanhamento médico.

O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. Porém, o champignon de Paris e o shitake também contam com esta substância benéfica para o organismo.

Numa pincelada rápida, mais alguns benefícios dos cogumelos:

  • Ação antimicrobiana
  • Diminui o colesterol
  • Bom para quem tem doenças na tireoide
  • Combate o diabetes
  • Previne o Alzheimer
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Tem ação antioxidante
  • Ajuda o bom funcionamento do intestino

Tudo isso e ainda mal começamos, tem muito mais, o conhecimento do potencial dos alimentos é muito importante para a sua saúde e da sua família.

Faça parte do nosso Clube de Alimentação Saudável clique nesse >> link << e inscreva-se!

Agora o programa Saudável Comigo vai ao ar também nas TVs:

VISÃO TV – Toda quinta-feira ao 12h00

TV NOVA AMAZÔNIA – Toda sexta-feira ao 12h00

REDE WEB TV – Todas as terças com represes as sextas.

TV CANAL 4 MARÍLIA – Todo sábado às 12h00

Um beijo e até a próxima!

Postado por:
Maria Dias
Instagram

Marcado com , , , , , , ,

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: