Pinhão um aliado para manter a alimentação saudável durante as festas juninas.

Aposto que você já conhece o pinhão de muitas e muitas festas juninas, não é? Mas você conhece os benefícios que ele pode trazer para sua saúde? Então se prepara para se surpreender.

PINHÃO É SAUDÁVEL SIM

A forma mais comum de preparar é cozida na panela de pressão, cozimento de aproximadamente 30 a 40 minutos com ou sem uma pitada de sal para realçar o sabor. Depois, tem que descascar e pronto, mas o pinhão é muito versátil. E pode, portanto, ser utilizado de diversas formas, como a sua criatividade mandar e ousar. Há uma lista imensa de possibilidades:

Farofa de pinhão, risoto, bolo, pão, patê, conserva, refogado com ervas, purê, e por ai vai. Veja este vídeo que preparei o pinhão no azeite com alho e que ficou espetacular.

Receita de Pinhão no Azeite com Alho

E o fato é que, assado ou simplesmente usado como ingrediente em pratos típicos, não importa como o pinhão é consumido, o importante é que sim, ele é uma opção saudável para as festas juninas. As qualidades do pinhão não se resumem às características de sabor e paladar. Pelo contrário! Seus aspectos nutricionais são muito relevantes e infelizmente, pouco divulgados.

“DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL, O PINHÃO É UM ALIMENTO RICO EM CALORIAS. ASSIM, ELE PODE SER USADO PARA AJUDAR NO APORTE CALÓRICO DE TRABALHADORES BRAÇAIS, ATLETAS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM FASE DE CRESCIMENTO.”

Mas apesar de ser rico em calorias o pinhão tem baixo índice glicêmico, e é fonte de muitos minerais, fibras e gorduras boas, veja a seguir os principais benefícios do pinhão.

BENEFÍCIOS DO PINHÃO PARA A SAÚDE

  • PREVINE DOENÇAS INTESTINAIS: Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais.
  • AJUDA A CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL: O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
  • É ANTIOXIDANTE: O pinhão é rico em vitaminas antioxidantes como as vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso, o pinhão tem luteína, importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, evita a degeneração macular e diminui os riscos de catarata e também previne o envelhecimento precoce.
  • É FONTE DE ÁCIDOS GRAXOS: Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Estes contribuem para a redução do colesterol no sangue. Por isso, podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • É RICO EM MAGNÉSIO:  Há estudos que apontam para o fato de que o consumo de magnésio diminui a incidência de câncer pancreático. Além de ser o Magnésio muito benéfico para a saúde emocional, pesquisadores na Austrália apontam que a ingestão maior deste mineral está relacionada a menos comportamentos  associados a distúrbios como depressão, ansiedade e o déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes.

E você gosta de pinhão? Conta aqui pra gente como costuma preparar a sua receita de pinhão.

Um abraço e até a próxima.

Chef Maria Dias

@chefmariadias

Maria é Chef de cozinha especializada em gastronomia funcional e idealizadora do blog e canal do Youtube Saudável Comigo.

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