Benefícios da Lentilha para a Saúde


São muitos os benefícios da lentilha para a saúde, e como se não bastasse ela carrega muita história. Conheça um pouco sua história e seus benefícios.

Ela já foi citada na Bíblia, faz parte da cultura alimentar de vários povos, e ainda carrega a fama de dar sorte, quem nunca comeu lentilha no Réveillon para ter sorte e fartura durante o ano novo que chega. Mas, o mais importante é que, além disso tudo essa leguminosa  é cheia de benefícios!

Conheça 10 benefícios da lentilha para sua saúde:

  • Auxilia na perda de peso – como é rica em fibras , ajuda na digestão e também na saciedade. A proteína da lentilha também reduz o apetite.
  • Ajuda a prevenir anemia   isso mesmo acreditem, devido a grande quantidade de ferro e ácido fólico, que atuam na síntese de glóbulos vermelhos do sangue,  a leguminosa ajuda a prevenir anemia.
  • A lentilha e é afrodisíaca – a lentilha é uma das principais  fontes de zinco, que é responsável pela modulação da testosterona.
  • Protege o coração – devido a presença de vitaminas do complexo B (como B6 e B9) que ajudam a proteger a parede das artérias, a lentilha é um auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, também pela grande quantidade de fibra que possui estas são capazes de diminuir o colesterol circulante no sangue.
  • Reduz a pressão arterial – Já o potássio e o magnésio causam o relaxamento dos músculos  em torno dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, outro fator de risco para o sistema cardiovascular.
  • É boa para diabéticos – As fibras solúveis  também ajudam a controlar o nível da glicemia.  A gelatina formada por elas ajudam a captar a glicose proveniente do processo digestivo, e retarda a absorção desta, normalizando a assim a sua concentração no sangue.
  • Melhora o sistema imunológico – As células do nosso sistema imunológico são os soldadinhos que protegem nosso corpo contra vírus e bactérias que causam doenças, mais uma vez aqui o zinco é o protagonista, graças a este mineral o sistema  imunológico fica  fortalecido.
  • Auxilia no ganho de massa muscular – A lentilha é rica em proteínas, que ajudam no ganho de massa magra, com baixo teor de gordura e alta quantidade de ferro, pode substituir a carne vermelhas na dietas veganas e vegetarianas.
  • Ajuda a prevenir câncer – Mais uma vez as fibras da lentilha são as estrelas que promovem benefícios, neste caso ajudando a evitar o câncer colorretal. Existem estudos que documentam o uso de fibras na prevenção deste tipo de câncer. Caso já tenha a doença, consulte seu médico sobre a inclusão do alimento em sua dieta.
  • Excelente para mulheres grávidas – O ácido fólico, encontrado em grande quantidade na lentilha, é um grande aliado da saúde da mulher, o folato presente no alimento é necessário para a formação do tubo neural dos fetos. Mulheres podem se beneficiar deste nutriente mesmo antes de engravidarem, pois a ingestão de ácido fólico, com antecedência minima de um ano da gravidez, diminui o risco de parto prematuro em 50% ou mais. Em 100 gramas da leguminosa já é possível obter 45 % da necessidade diária.

Ebaaa lá vem  receita!

Com tantos benefícios para a saúde, você não acha que deveria incluir a lentilha na sua dieta? Pensando nisso, preparei uma receita de sopa de lentilha funcional, e fit  que é muito fácil e rápida de fazer, veja o modo de preparo no vídeo abaixo, na descrição do vídeo você encontra a lista dos ingredientes.

RECEITA DE SOPA DE LENTILHA FUNCIONAL – SUPER FÁCIL E SAUDÁVEL.

O CANAL SAUDÁVEL COMIGO TEM VÍDEOS NOVOS TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20:00.

Contra-indicações ao consumo de lentilha:

O consumo moderado de qualquer tipo de alimento é sempre recomendável, e no caso da lentilha, apesar de tantos benefícios para a saúde, não é diferente. Veja abaixo algumas precauções que se devem ter.

  • O consumo em excesso pode causar flatulências, devido a grande quantidade de fibras, que em demasia, podem fermentar levando à formação de gases que causam desconforto.  Deixar de molho por 8 a 12 horas, dispensar água do molho antes do cozimento e utilizar uma folha de louro na água do cozimento, podem amenizar estes desconfortos.
  • Como toda leguminosa a lentilha possui fitato, um fator anti-nutriente, que inibe a absorção de minerais, neste caso é imprescindível deixar de molho com antecedência para eliminar o ácido fítico.
  • A lentilha possui compostos oxalatos . O ácido oxalático ou oxaláto, além de facilitar a formação de pedra nos rins, também prejudica a absorção de muitos nutrientes pelo organismo, isso pode ser evitado com o remolho frio de 8 a 12 horas ou com o remolho quente. Outro fator aqui é a grande quantidade de proteínas que também não é indicado para pessoas com problemas nos rins.
  • Pessoas com colesterol alto, também devem evitar o consumo excessivo devido à grande quantidade de lisina, um aminoácido que em grande quantidade pode aumentar os níveis de colesterol.

Espero que tenha gostado do post, deixe seu cometário, é muito importante. Assine o blog para ser avisado dos próximos post e se quiser siga meu instagram: @chefmariadias

Um beijo enorme, e até a próximo post que vamos preparar uma receita e falar dos benefícios do Kefir.

Chef Maria Dias

Marcado com , , ,

2 comentários em “Benefícios da Lentilha para a Saúde

  1. Nossa que incrível, eu amo lentilha mas desconhecia seu benefícios. A dica de deixar de molho também é show pq sofro do intestino irritável e tenho o desconforto (vou aderir às 8hs de molho) super bacana Chefe Maria 😘

    1. Que bom que gostou Lílian, fico feliz em ajudar. Um grande abraço e obrigada por seu comentário.

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: