Alinhamento energético do elemento Terra(MTC) através dos Florais de Minas, Aromaterapia e Acupuntura.

Estamos nos aproximando do inverno (elemento Água dentro da Medicina Tradicional Chinesa) mas o que a maioria não sabe é que transitamos neste momento na quinta estação chamada canícula. Esta, compreende dezoito dias entre a mudança de uma estação para a outra, portanto,  a partir do dia 03  ao dia 21 de junho estaremos vivenciando a estação da canícula e “caminhando” para o inverno (ao ano temos 4 canículas). É um período que requer bastante atenção em relação à nossa saúde, pois muitos adoecem, ficam mais fracos  sem saber que é por conta desta alteração climática e da nossa adaptação e reajuste energético do nosso corpo interno com o ambiente externo.

O elemento terra, na Medicina Tradicional Chinesa(MTC), representa o centro, a porção estabilizadora, fértil, nutridora e acolhedora, onde orbitam os quatro outros elementos (fogo, metal, água e madeira), portanto, teremos uma ótima oportunidade para nos nutrir, repousar, energizar, meditar para entrarmos no  inverno com  o nosso  yin e o yang mais equilibrado. Da terra tudo nasce e à terra tudo volta, por isso este elemento controla os ciclos de vida e crescimento. Suas alterações produzem entorpecimento, interferência dos movimentos físicos e psíquicos, porque o elemento influi sobre as formas em geral e em particular sobre a constituição dos músculos. A preocupação e o excesso de pensamento, são as principais causas dos distúrbios emocionais das pessoas “terra”. O baço/pâncreas e estômago são os órgãos principais deste elemento. As patologias do elemento terra manifestam-se afetando o funcionamento destes órgãos, produzindo sintomas de depressão mental, úlceras, tendência à obesidade, alterações digestivas, dentre outras. Alguns começam à sentir, inclusive, muita vontade de ingerir alimentos doces, acarretando no agravamento destas sintomatologias.

Segundo a Sonia Hirsch:

“O pensamento obsessivo, a preocupação e as idéias fixas debilitam o meridiano do baço-pâncreas (BP). Quando nos fixamos em qualquer coisa, estamos indo contra o movimento natural do universo, que é de contínua transformação e isto é o desequilíbrio.”

Para alinhar este 3º. chakra, além de práticas corporais como o Pilates, Chi Kung, tomar bastante água mineral para hidratar o corpo ou mesmo praticando uma respiração consciente pelo abdômen, podemos  massagear, no sentido horário, no ponto de acupuntura VC12( no abdome, entre  o processo xifóide do osso esterno e a cicatriz umbilical), na região do chakra plexo solar e associar também massagear no acupunto E36 usando um perfume pessoal natural que vou ensinar vocês à fazerem em casa: 3 gotas do óleo essencial de laranja(Citrus aurantium ), 2 gotas do óleo essencial de cravo(Eugenia caryophyllata) ambas misturadas no óleo carreador de semente de uva(10mL) e realizando a sinergia em conjunto com  a Terapia Floral pingando  7 gotas da Fórmula do 3º Chacra dos Florais de Minas(misturar todos os componentes num roll on).

O óleo essencial de laranja é indicado para tratar diarreia, constipação, síndrome do intestino irritado, flatulências, colites, dispepsia, úlcera bucal e infecção da garganta, retenção de líquidos, eliminação de gordura, enjoo de viagens com vertigem, enjoo no período da manhã, pronunciada ação estimulante na vesícula biliar e no estômago, tratamento de acne, indicada para limpar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, colabora no tratamento da  respiração asmática ou ofegante, ajuda a tratar a depressão e a ansiedade. O óleo essencial de laranja é o sol no vidrinho. Alegra e aquece a Alma. Este óleo irá tonificar também o elemento terra além de ajudar também aqueles que sentem compulsão alimentar.

O óleo essencial de cravo é rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C, por isso, tem ótimo efeito sobre a musculatura e articulações, ajudando em casos de artrite, reduzindo inchaços e dores. É expectorante natural, propiciando a eliminação de muco e fluidos que congestionam o sistema respiratório. Assim, é eficiente remédio contra sinusite, tosse, bronquite, asma e tuberculose. O óleo de cravo melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico, regula a temperatura corporal, acelera o metabolismo e purifica o sangue. Além de harmonizar também o elemento metal(pulmões e intestino grosso) irá tonificar o elemento água(ajudando em relação às dores dos ossos, friagem, queda de cabelos… no inverno).

A Fórmula do 3º Chacra dos Florais de Minas: fornece energia sutil nutritiva para a maioria dos principais órgãos envolvidos nos processos de digestão dos alimentos e purificação do organismo. Confere poder pessoal ao indivíduo, vontade, determinação, autoridade, humor, capacidade de aceitação da realidade, bom senso e espirituosidade. Se desejar, além de usar o seu perfume pessoal nos pontos sugeridos, pode pingar 7 gotas deste floral em um copo de água e tomar 3 vezes ao dia, para fortalecer este chakra.

Acuponto VC12 – Funções energéticas:

  • Harmoniza, tonifica, fortalece o Qi do Baço.
  • Tonifica, harmoniza, regula, promove o Qi do Estômago e Jiao Médio.
  • Beneficia a digestão do Estômago.
  • Aquece o Jiao Médio.
  • Tonifica o Ying Qi.
  • Dispersa a Umidade, Umidade-Calor e Mucosidade.
  • Controla mesogástrio.

Acuponto E36 – Funções energéticas:

  • Regula, harmoniza e fortalece o Qi Mediano (Baço e Estômago).
  • Tonifica e faz circular o Qi e Xue.
  • É um dos quatro Pontos Gerais de Tonificação.
  • Fortalece as condições deficientes e as fraquezas.
  • Tonifica o Wei Qi, restaurando o Yang Qi e forma os líquidos corporais.
  • Redireciona o Qi do Estômago.
  • Aumenta a função de contração do estômago para espasmo e relaxamento do piloro.
  • Regulariza a secreção gástrica.
  • Transforma a Umidade e a Umidade Calor.
  • Dispersa o Vento Frio.
  • Regula e umedece os Intestinos.
  • Harmoniza e tonifica o Qi do Pulmão.
  • Aumenta a Energia Essencial.
  • Estimula a contração da vesícula biliar.
  • Resolve edemas.
  • Ascende o Qi límpido para a cabeça.
  • Beneficia o joelho.

Este perfume pessoal contém propriedades terapêuticas dos óleos essenciais e dos florais, e conforme recomendado,  passe nestes pontos(VC12 e E36) de 2 à 3 vezes ao dia durrante 21 dias. Importante não pegar sol no local que usou, pois o óleo essencial de laranja, por ser um óleo cítrico é fotossensibilizante.

Após o uso por 21 dias, teremos ajudado à tonificar o estômago e o baço, ajudando na dispersão da umidade, regularizará o Qi e iremos alinhar o nosso 3º. Chakra – Plexo  Solar, consequentemente alguns sinais e sintomas como:  excesso energético no meridiano, dores no estômago, distensão epigástrica, acidez, sensação de calor no corpo, dor nas pernas e joelhos (ao longo do meridiano), mau hálito, constipação, urina amarela, inchaço no pescoço e garganta, espasmos faciais, erupções, acnes, lábios rachados, digestão lenta, perda de apetite, distensão gástrica, vômitos aquosos após refeições, face avermelhada, paralisia facial, ardência precordial, urina clara, suspiros, depressão, pessimismo, emotividade, tristeza, calafrios, pés frios, disenteria irão diminuir.

Além dos benefícios obtidos pela sinergia da auto massagem, do uso dos florais e dos óleos essenciais, é importante lembrar que o nosso corpo não executa as funções da mesma forma em cada estação, portanto, precisamos desacelerar não só a parte mental mas a física também e cuidar em não pegar vento, secar bem todo o corpo, principalmente na região da occipital na cabeça(após o banho usar secador quente), comer alimentos mais quentes, evitar bebidas geladas, ter qualidade e repousar no sono, dormir mais cedo além de diminuir o ritmo e a quantidade de trabalhos e preocupações.

Importante ressaltar que estas práticas integrativas nos ajudam à elevar nossa frequência vibracional além de alinhar o yin e o yang, trazendo bem estar e qualidade de vida, contudo, não substitui os cuidados do seu médico.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares e acompanhe-me nas minhas redes sociais: instagram (chuangyu_ting) e facebook: chuangyuting8

Por Yu Ting – Naturóloga Acupunturista

Beijo de luz e até a próxima dica!

Marcado com , , , ,

1 comentário em “Alinhamento energético do elemento Terra(MTC) através dos Florais de Minas, Aromaterapia e Acupuntura.

  1. A Yu Thing, gratidão por dividir com nossos leitores essa experiência maravilhosa ensinando de formas simples, práticas e objetivas de como se olhar, tratar e de se cuidar usando as terapias naturais.
    Maria Dias

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: