Você conhece os benefícios dos alimentos funcionais para a saúde?
Alimentos funcionais são aqueles que contêm compostos bioativos que fornecem benefícios à saúde, além dos nutrientes tradicionais encontrados em outros tipos de alimentos.
Os benefícios mais notáveis de comer alimentos funcionais são a melhora da digestão, a diminuição dos níveis de colesterol e o aumento dos níveis de energia.
Além disso, alguns alimentos funcionais também podem ajudar a reduzir a inflamação e podem até mesmo proteger contra certas doenças crônicas como câncer ou diabetes.
Alimentos funcionais: O que são?
Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios adicionais à saúde, além de seu valor nutricional básico.
Eles podem ajudar na redução de doenças crônicas, na regulação do intestino, na má digestão, dentre várias outras funções.
A chia, por exemplo, além de sua função nutricional, possui compostos específicos, como o ômega 3, que é benéfico para uma série de questões. Já a cebola tem sulfetos alílicos, que reduzem o colesterol e melhoram a pressão sanguínea.
Esse tipo de alimento ou ingrediente deve ser combinado com uma dieta equilibrada, para que os resultados positivos possam ser vistos.
Por exemplo, não adianta uma pessoa com o colesterol alto basear sua alimentação apenas em alimentos funcionais que ajudam na redução do colesterol.
Muito menos confiar que apenas a inserção do alimento funcional na rotina de forma regulada vai resolver o problema do colesterol se não combinado com uma dieta equilibrada e o tratamento adequado.
Leia também: Saiba como fazer mudanças no estilo de vida para ser mais saudável
Qual a função dos alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais não atuam como medicamento e não devem substituir um tratamento, mas eles podem auxiliar em um tratamento ou condição.
Uma das principais funções dos alimentos funcionais é reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como o câncer e a diabetes.
Se pegarmos como exemplo o câncer, de acordo com o Ministério da Saúde, de 30% a 50% dos casos da doença poderiam ser prevenidos com hábitos de vida saudáveis.
Esses mesmos hábitos são também os responsáveis por diminuir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como pressão alta e diabetes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Além disso, quando falamos de compostos processados pela indústria, é preciso garantir que eles tiveram sua eficácia comprovada a partir de pesquisas confiáveis.
Também é necessário que sejam seguidas as recomendações da embalagem e fazer uso dos produtos de forma correta, segundo indicações do fabricante.
Saiba quais são os principais compostos dos alimentos funcionais!
Separamos os principais compostos dos alimentos funcionais, em quais grupos alimentícios eles são encontrados e quais os benefícios de consumi-los.
Vamos conhecer!
Isoflavonas
As isoflavonas são compostos antioxidantes encontrados em certas leguminosas, como nos alimentos de soja e outras fontes baseadas em plantas.
Este composto têm sido estudados extensivamente por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar os sintomas da menopausa e com a TPM e ajudar no controle da glicemia.
As isoflavonas estão presentes em:
- Soja – pode ser consumida em grão ou farinha;
- Alfafa – pode ser consumida em forma de salada crua ou cozida;
- Trevo vermelho – tanto as raízes como as folhas podem ser adicionadas em chás, sopas e saladas.
Proteínas de soja
A proteína de soja é uma fonte de energia nutricional rica em fibras. Ela contém aminoácidos essenciais para o crescimento e reparo muscular e pode ser encontrada como:
- proteína de soja concentrada;
- proteína isolada da soja;
- proteína texturizada da soja.
Esse alimento pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e controlar a hipertensão, diabetes, osteoporose, controle do colesterol ruim e prevenção de doenças cardiovasculares.
Por ser baixa em gordura saturada e livre de colesterol, a proteína da soja é frequentemente escolhida em vez das proteínas animais como parte de uma dieta balanceada.
Para aqueles que procuram uma maneira fácil de aumentar sua ingestão nutricional sem sacrificar o sabor ou a textura, incorporar a proteína da soja nas refeições é uma excelente escolha.
Ácidos graxos ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3 têm sido estudados extensivamente e ligados a muitos benefícios positivos à saúde, incluindo um menor risco de doenças cardíacas, inflamação das articulações e problemas de saúde mental, como a depressão e o Alzheimer.
Essas gorduras saudáveis podem ser encontradas em peixes de água salgada, como salmão, sardinha e atum; óleo de peixe; nozes; sementes de linhaça; sementes de chia; e vegetais de folhas verdes.
Adicionando estes alimentos e suplementos em nossa rotina diária, podemos aumentar a chance de receber os benefícios que nossos corpos precisam!
Leia também: Alimentos inflamatórios: saiba quais são e como substituí-los!
Ácido linolênico
O ácido linolênico é um tipo de ômega 6, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer.
Pesquisas relacionam o ácido linolênico a efeitos positivos à saúde como a redução de aterosclerose, prevenção e tratamento do diabetes mellitus, além da estimulação do sistema imunológico, redução da pressão arterial e da gordura corporal com aumento da massa magra.
Os alimentos funcionais que contém ácido linolênico são alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne bovina, carne de frango e de porco.
Catequinas
As catequinas têm se tornado cada vez mais populares recentemente devido aos seus inúmeros benefícios à saúde.
Elas são compostos polifenólicos encontrados nos chás, principalmente no chá verde e também no cacau, ambos conhecidos há muito tempo por suas propriedades antioxidantes que ajudam a proteger contra danos celulares e radicais livres.
As catequinas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a função cardiovascular no corpo. Além disso, elas têm propriedades antitumorais, o que significa que elas podem ajudar a inibir o crescimento de algumas células cancerígenas.
O composto também ajuda a proteger o sistema neurológico e também o fígado.
Licopeno
O licopeno é um poderoso carotenóide encontrado em alguns alimentos funcionais, tais como frutas e vegetais, como tomates, toranja rosa, melancia e mamão.
Como um antioxidante, ele tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do envelhecimento precoce.
Estudos também mostram que o licopeno pode ajudar a proteger nossa pele dos danos causados pelas queimaduras solares enquanto mantém níveis saudáveis de produção de colágeno.
Luteína e zeaxantina
A luteína e a zeaxantina são suplementos muito recomendados pelos médicos para ajudar a evitar a perda ocular. Ela ajuda na prevenção de problemas como a catarata e a degeneração macular.
Dentre os alimentos ricos em zeaxantina estão os pimentões verde, vermelho e amarelo. Já dentre os alimentos ricos em luteína estão o milho, o brócolis e outros vegetais verde-escuros, como a couve, etc.
Flavonóides
Os flavonóides são compostos químicos encontrados em muitas plantas e frutas, tais como cebolas, maçãs, vinho tinto e chá verde.
Além disso, eles também são compostos antioxidantes, antivirais, antibacterianos e anti-inflamatórios.
Desde os tempos medievais, os flavonóides têm sido usados para fins medicinais devido às suas poderosas propriedades antioxidantes que ajudam a combater a inflamação.
Isso torna os flavonoides benéficos para pessoas que sofrem de doenças crônicas, para a saúde do coração, para a regulação dos níveis de colesterol, alívio dos sintomas da menopausa e outras doenças.
Inúmeros alimentos contêm diferentes tipos de flavonoides, o que os torna úteis tanto para a prevenção de doenças quanto para o tratamento de doenças existentes.
Fibras solúveis e insolúveis
As fibras solúveis são incrivelmente benéficas para a saúde digestiva, pois podem ajudar a promover a regularidade e reduzir a prisão de ventre. Ela também pode retardar o ritmo da digestão, mantendo-nos mais cheios por mais tempo.
A fibra insolúvel pode ajudar a manter um peso saudável promovendo a saciedade com suas características de alto volume e baixo teor calórico.
Mas a fibra não é boa apenas para o intestino, tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis podem desempenhar um papel importante na saúde cardiovascular geral, ajudando no controle dos níveis de colesterol e regulando os níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina
Os prebióticos estimulam o crescimento de bactérias benéficas no organismo. São substâncias não digeríveis que passam para o intestino grosso, onde estimulam o trato intestinal.
Sabe-se que o frutooligossacarídeos e a inulina levam a uma melhora da barreira intestinal, reduzem a chance de câncer de colo do útero, ajudam no reforço do sistema imunológico, e equilibram funções fisiológicas.
São alimentos funcionais que oferecem esses benefícios: alcachofra, chicória, batata yacon, banana, alho e cebola.
Sulfetos alílicos (alilsulfetos)
Os sulfetos alílicos são compostos encontrados naturalmente em alimentos funcionais como o alho e a cebola.
A característica mais notável dos sulfuretos de allyl é seu odor potente, que muitas vezes é doce ou pungente no cheiro.
São usados tanto de forma medicinal quanto na culinária e tem um significado comercial considerável devido à singularidade de suas propriedades.
Estes compostos reduzem colesterol e a pressão sanguínea, além de contribuir com o sistema imunológico e reduzir o risco de câncer gástrico
Lignanas
Lignanas são um tipo de polifenol encontrado em uma variedade de plantas, particularmente aquelas da família Linaceae.
Pensa-se que os lignanos podem oferecer benefícios potenciais à saúde devido à sua potente atividade antioxidante e, como tal, têm se tornado cada vez mais estudados para uso medicinal em potencial.
Os lignanos são frequentemente encontrados nos alimentos funcionais, como sementes de linhaça, aveia, arroz, trigo, cevada, castanhas e avelãs.
Tanino
O tanino é uma substância comum encontrada em vinhos, chás e no café. Os níveis de tanino podem variar muito e o seu sabor é uma mistura complexa de compostos fenólicos de sabor amargo.
Ele possui anti-inflamatórios, protege contra doenças cardíacas e ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
O uso do tanino remonta a séculos atrás e ele ainda continua sendo um material útil tanto para a indústria alimentícia quanto para além dela.
Além dos já citados, dentre os alimentos funcionais com tanino encontram-se: cacau e chocolates amargos; especiarias, como cravo e canela; frutas vermelhas, dentre outros.
Estanóis e esteróis vegetais
Os esteróis e estanóis tem como principal benefício no organismo humano a redução do colesterol. Eles são extraídos de plantas e ajudam a absorver o colesterol ruim, impedindo que o organismo realize a absorção.
Podem ser adicionados em outros alimentos para enriquecê-los, como na margarina e em chocolates, por exemplo.
Probióticos – bifidobactérias e lactobacilos
Bifidobactérias e lactobacilos são dois importantes probióticos em sua microbiota intestinal.
As bifidobactérias são encontradas principalmente no intestino grosso e ajudam na digestão dos alimentos, enquanto os lactobacilos podem ser encontrados em todo o trato digestivo, auxiliando na absorção de nutrientes.
Ambos os tipos de probióticos ajudam a manter um equilíbrio saudável dentro do sistema digestivo, mantendo os patógenos à distância. Tomar suplementos diários que contenham essas bactérias benéficas pode reduzir a inflamação e suportar o bem-estar geral.
Os probióticos estão presentes em leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.
Quais os benefícios de comer alimentos funcionais?
De maneira geral, os principais benefícios dos alimentos funcionais são:
- contribuir para o desenvolvimento da flora microbiana no intestino;
- regular o metabolismo gastrointestinal;
- oferecer propriedades terapêuticas, como anti-inflamatória;
- proteger contra radicais livres;
- ajudar no colesterol;
- ajudar na proteção e prevenção de doenças cardiovasculares.
A Saudável Comigo pode te ajudar a ficar por dentro de mais informações sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida.
Conclusão
A lista de alimentos funcionais é grande. Basicamente, ela é voltada para uma alimentação saudável que inclui muitas frutas, verduras e legumes.
Esses alimentos são classificados dessa forma, pois eles possuem uma grande quantidade de benefícios e auxiliam em diversas funções do organismo.
Ou seja, além de nutrir, eles também podem contribuir para uma melhor qualidade de vida. Isso não acontece do dia para a noite e, para obter esses benefícios, é preciso pensar também em uma rotina de alimentação saudável.
Leia também: Receita funcional: saiba o que é e conheça 7 opções para fazer
Chef de Cozinha especializada em alimentação saudável e funcional. Coach de Desenvolvimento Pessoal. Criadora do Programa Saudável Comigo Canal no Youtube e Portal de conteúdo sobre alimentação saudável, bem-estar e qualidade de vida.