A importância da panturrilha para o nosso coração

PanturrilaA panturrilha, também conhecida como “batata da perna”, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração e muitas vezes é, inclusive, chamada de segundo coração. O motivo é que o coração propulsiona sangue em direção as pernas, enquanto a panturrilha faz o caminho inverso, ou seja, os dois trabalham juntos o tempo todo e tem função importante no nosso corpo.

Situada na parte posterior da perna, essa área é constituída por diversas estruturas, como artérias, veias, nervos, ossos e músculos.  Durante o ato de andar, o nosso sangue desce e chega até as pontas dos pés, mas depois ele precisa voltar para cima dentro do circuito dos vasos. Contra a gravidade é bem mais difícil de fazer um fluído subir. Os vasos que levam o sangue para cima sofrem muito mais pressão do sangue contra suas paredes e com o tempo, tendem a ceder e se alargar, tornando ainda pior todo o trabalho de retorno do sangue.

Mas para que esse processo ocorra,  é necessário que a musculatura da panturrilha seja fortalecida, pois para o sangue percorrer pelos vasos é necessário vencer a força da gravidade.

Treinar a panturrilha é algo ultra simples, que exige pouco tempo, nenhum equipamento caso queira fazer em casa, e dificuldade de controle e coordenação tendendo a zero.

Os exercícios para os músculos da panturrilha auxiliam na prevenção e no tratamento de diversos problemas circulatórios futuros. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, pilates e musculação são exercícios que trabalham bem a panturrilha.

Então fique ligado e não deixe de se exercitar, assim seu coração estará muito mais seguro.

Gostou do texto?  Deixe um comentário em nosso post e aproveita pra ir no instagram e facebook  ver mais dicas.

Até a próxima leitura!

Alessandra Cardoso

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: