A abóbora o legume mágico – Dos contos de fada à gastronomia

Quem não se lembra do conto de fadas de Charles Perrault em que a fada madrinha transforma uma abóbora numa linda carruagem para a cinderela.  Eu particularmente acho que aquela fada madrinha, havia estudado gastronomia funcional.

Tinha que ser a abóbora, é um legume como nenhum outro. É claro não poderia deixar de mencionar que é o símbolo universal do Halloween, ritual celta da antiguidade que celebrava a comunhão com os espíritos do além.

Repleta de sementes, símbolo da fertilidade, encontrada tanto no verão quanto no inverno, oca, sólida, verde, amarela, abóbora, sim porque também é sinônimo de cor. Ela é usada como enfeite ou como alimento, é versátil, com seu sabor doce, mas nem tanto, não é gordurosa, tem poucas calorias, mas é nutritiva.

Conheça um pouco mais sobre este alimento especial e suas inúmeras possibilidades. Perfeitamente utilizada na cozinha, podendo ser consumida desde a flor até a semente, e também útil à estética e à medicina, quem nunca ouviu dizer que a semente da abóbora é boa para combater vermes nas crianças?… – me lembro de minha mãe me fazer comer muito quando era pequena – a abóbora é realmente mágica.

Qual a origem deste alimento mágico? 

Alguns povos antigos, como egípcios, gregos, romanos e os árabes cultivaram vários tipos de abóbora, provavelmente fruto de importação da Ásia meridional. Eles também a utilizaram com outros propósitos, usadas ocas e desidratadas, como luminárias, como recipientes, tipo cuias, para carregar vinho, leite ou cereais.

Outras maiores eram utilizadas até para confecção de objetos como tigelas, pratos, talheres e instrumentos musicais. Os indígenas americanos também cultivavam o legume, na volta a Europa Cristóvão Colombo levou algumas variedades, as mesmas apreciadas hoje pelos europeus.

As sementes de abóboras mais antigas, remetem a 6.000 a.C. e foram encontradas no México, mas ainda hoje não se tem certeza se esta planta comestível é originária da América Central ou se é proveniente da Índia.

A abóbora o legume mágico – Dos contos de fada à gastronomia

A família das abóboras é bem grande

Pertence à família das cucurbitáceas, olha que nome bonito pra um legume tão gostoso, que inclui também o pepino e a melancia. Aposto que você não sabia que eles eram parentes, não é? 

Pois é, até na natureza, os familiares tem sua semelhanças e diferenças. É uma família enorme, com mais de 90 gêneros e 900 espécies. Já viu que é abóbora para inúmeros posts né?

Então hoje vou me limitar a falar de um membro da família só, a abóbora Batã! E com o tempo vou lhe apresentando outros não menos interessantes.

Curiosidade sobre as abóboras

  • São usadas na arte, como símbolo da fugacidade da vida humana, como na gravura “São Jerônimo em estúdio” de Albrecht Dürer, onde aparecem secas e penduradas como luminárias.

  • Houve um caso em que o Guinness World Record premiou uma abóbora que chegou a 500kg.

  • O Estadão divulgou a foto da maior abóbora dos EUA com peso de 960 kg.

Benefícios e uso das abóboras

  • Baixo teor de açúcar

Apesar da doçura, a sua polpa tem baixo teor de açúcar e é rica em água (94%), é rica em antioxidantes e vitaminas, sobretudo a vitamina A, como todos os alimentos alaranjados. Fonte de vitamina C – e minerais entre eles potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

  • Baixo teor calórico

Apenas 15 calorias para cada 100g.

  • Alta concentração de fibras

Facilita o processo digestivo.

  • Fonte de aminoácidos

Mantém a ansiedade sob controle e reduz o estresse, ajudando a combater problemas como insônia e taquicardia.

  • Ecologicamente corretas

Crescem em solos pobres, dispensando o uso de fertilizantes químicos.

  • Versatilidade à mesa

Do aperitivo à sobremesa, ela pode ser usada na fabricação de pães, pizzas, palitos crocantes, é um legume curinga na cozinha. Seu sabor adocicado vai bem a tortas, biscoitos, doces, sorvetes e geleias, mas não param por aí as opções, pois combina com ingredientes mais fortes como queijos encorpados, linguiças, cogumelos, podendo ser utilizada para uma infinidade de receitas salgadas. Muito além dos já conhecidos, cremes, sopas e gratinados.

E as sementes de abóbora, o que elas tem de mágicas? 

Uma verdadeira concentração de preciosos nutrientes – desde fitosteróis, gorduras saudáveis e até ômega 3 – têm propriedades funcionais.

Podem ser consumidas tostadas com sal, um delicioso petisco para comer sozinhas, ou adicionadas à sopa, creme, saladas e pães.

Como tostar as sementes de abóbora? 

A fim de preservar suas qualidades nutritivas, você deve:

  • Assa-las em baixa temperatura, (não mais que 60 ou 70 graus) por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem amareladas, e bem sequinhas

  • Faça uma salmoura (mistura de água e sal) para não salgar demais, use somente a parte de cima da água, não a parte debaixo onde a maior concentração de sal que não foi diluído ficará depositada

  • Então borrife sobre as sementes ainda quentes, e retorne ao forno para secar a água e para que fique uma pequena camada de sal sobre elas.

    como torrar semente de abóbora

A Abóbora Batã é super saudável!

abóbora batã

  • 100g de polpa contêm apenas 31 calorias e mais potássio que uma banana.

  • Fonte de ferro, zinco, fósforo e magnésio.

  • Rica em fibras e vitaminas A, C e complexo B.

  • Contém Betacaroteno Betacaroteno diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas, além de ajudar na saúde da pele.

  • Mais fibras = menos gorduras e intestino saudável pois as fibras ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino.

Super beijo, espero que tenha gostado, deixe seu comentário e me mande suas receitas com abóbora também através de nosso e-mail contato@saudavelcomigo.com.br Até a próxima semana, Chef Maria Dias

Compartilhe nas redes sociais

A COZINHA DA MARIA

Produtos que tornam sua cozinha mais saudável e prática

Artigos relacionados

Obrigada por se inscrever em nossa newsletter!

A partir de agora, você recebe regularmente receitas deliciosas e inspiradas diretamente em sua caixa de entrada.  Estamos ansiosos para compartilhar deliciosas receitas e dicas culinárias com você.